Mundo

ONU recebe planos de proteção do clima de 146 países

Mais de 80% dos planos incluem objetivos quantificáveis e mais de 80% incorporam ações de adaptação à mudança climática


	Natureza: planos serão incluídos em um relatório destinado à Conferência da ONU sobre Mudança do Clima
 (Flickr/Adriano Makoto Suzuki)

Natureza: planos serão incluídos em um relatório destinado à Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (Flickr/Adriano Makoto Suzuki)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de outubro de 2015 às 13h53.

Berlim - Ao todo, 146 países, responsáveis por 87% das emissões mundiais de gases que causam o efeito estufa, apresentaram seus respectivos Planos Nacionais de Mudanças Climáticas à Organização das Nações Unidas (ONU), informou nesta sexta-feira a secretária executiva da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC), Christiana Figueres.

Esses planos serão incluídos em um relatório destinado à Conferência da ONU sobre Mudança do Clima (COP21), marcada para acontecer em dezembro, na capital da França.

Isso significa que 75% dos Estados-membros da UNFCCC responderam, incluindo todos os países desenvolvidos e 104 países em desenvolvimento.

Mais de 80% dos planos incluem objetivos quantificáveis e mais de 80% incorporam ações de adaptação à mudança climática.

"Durante os últimos meses, o número de países que vieram apresentando seus planos de ação climática para o acordo de Paris passou de um fluxo constante a uma avalanche. Esta amplitude de respostas não tem precedente e reflete o reconhecimento cada vez maior de que estamos perante uma oportunidade única de conseguir um desenvolvimento sustentável", disse Christiana.

A Secretaria da UNFCCC, que tem sua sede em Bonn, na Alemanha, emitirá em 1 de novembro um relatório da síntese de todos estes planos, conhecidos como Contribuições Previstas e Determinadas em Nível Nacional (INDC).

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteONUClimaEfeito estufa

Mais de Mundo

Trump proíbe diplomatas iranianos de comprar artigos de luxo e em lojas de atacado

Trump pede que se limite uso de paracetamol na gravidez por possível risco de autismo

Em primeiro discurso na ONU, Lula propõe criação de mecanismo anti-apartheid contra Israel

Falaria com Trump no corredor da ONU se eu fosse presidente, diz Temer ao defender diálogo