Mundo

ONU realiza operação de ajuda humanitária para 650 mil sírios

Os beneficiários dessas ajudas receberão "água, cuidados médicos e outros serviços sanitários", afirmou a oficina da OCHA na Jordânia

. (Ronen Zvulun/Reuters)

. (Ronen Zvulun/Reuters)

A

AFP

Publicado em 9 de dezembro de 2018 às 17h20.

Última atualização em 9 de dezembro de 2018 às 18h10.

A ONU anunciou neste domingo (9) o início de uma operação para entregar ajuda humanitária a 650.000 sírios através do posto fronteiriço de Jaber (chamado Nasib do lado sírio), entre a Jordânia e a Síria.

Ao todo, "369 caminhões que transportam 11.200 toneladas de ajuda humanitária para 650.000 pessoas" se mobilizaram no âmbito desta operação, que duraria "quatro semanas", indicou em um comunicado do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA), com sede em Amã.

Essas ajudas "excepcionais", distribuídas em colaboração com "outras seis agências da ONU e uma ONG", representam o equivalente a "um mês de mantimentos" para a população que está sendo atendida, segundo indicou a mesma fonte.

Além de alimentos, os beneficiários dessas ajudas receberão "água, cuidados médicos e outros serviços sanitários", afirmou a oficina da OCHA na Jordânia.

"Esta operação logística de envergadura prevê aliviar o sofrimento do povo sírio", afirmou o coordenador da ONU em assuntos humanitários na Jordânia, Anders Pedersen, citado no comunicado.

Acompanhe tudo sobre:ONUSíria

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia