Mundo

ONU pede que Paraguai adote medidas de proteção indígena

A representante de Direitos Humanos na ONU, Liliana Valiña, disse que é fundamental uma “atuação imediata”


	Logo da Organização das Nações Unidas (ONU): 20 povos indígenas se queixam de marginalização, de dificuldade no acesso à terra e da pouca participação em decisões políticas no Paraguai.
 (REUTERS/ Joshua Lott)

Logo da Organização das Nações Unidas (ONU): 20 povos indígenas se queixam de marginalização, de dificuldade no acesso à terra e da pouca participação em decisões políticas no Paraguai. (REUTERS/ Joshua Lott)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de junho de 2013 às 13h41.

Brasília - A Organização das Nações Unidas (ONU) recomendou hoje (5) às autoridades do Paraguai que acabem com o tratamento desigual de povos indígenas. A sugestão, que visa a conter a discriminação e a marginalização, ocorreu durante encontro em Assunção, capital paraguaia, onde há vários protestos contra o governo do presidente Federico Franco.

A representante de Direitos Humanos na ONU, Liliana Valiña, disse que é fundamental uma “atuação imediata”. Valiña destacou que é necessária uma “nova administração guarani”. “A ONU pediu ao Paraguai para criar políticas públicas e assegurar a plena participação dos povos indígenas nas decisões políticas, econômicas e sociais”, disse.

Na reunião, foi mencionado que 20 povos indígenas se queixam de marginalização, de dificuldade no acesso à terra e da pouca participação em decisões políticas. A representante da ONU pediu às autoridades do Paraguai que adotem medidas para assegurar a qualidade de vida dos povos indígenas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaIndígenasONUParaguai

Mais de Mundo

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala

Rússia diz ter certeza de que os EUA 'compreenderam' a mensagem após ataque com míssil