Mundo

ONU pede que Coreia do Norte reduza tensão após teste de míssil

A Coreia do Norte fez este fim de semana um novo teste, com o lançamento de um míssil que aparentemente explodiu pouco depois de ser disparado

Coreia do Norte: "Estamos obviamente muito preocupados com as crescentes tensões que vimos na península da Coreia. Convocamos todos a redobrar os esforços diplomáticos", disse o porta-voz da ONU (KCNA/Reuters)

Coreia do Norte: "Estamos obviamente muito preocupados com as crescentes tensões que vimos na península da Coreia. Convocamos todos a redobrar os esforços diplomáticos", disse o porta-voz da ONU (KCNA/Reuters)

E

EFE

Publicado em 17 de abril de 2017 às 15h37.

Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu nesta segunda-feira às autoridades da Coreia do Norte que deem "todos os passos necessários" para reduzir a tensão após seu último teste com mísseis, que considerou "preocupante".

"Estamos obviamente muito preocupados com as crescentes tensões que vimos na península da Coreia. Convocamos todos a redobrar os esforços diplomáticos", disse o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, em resposta a perguntas dos jornalistas.

Dujarric se referiu especificamente ao governo da Coreia do Norte, ao qual pediu para "dar todos os passos necessários para amenizar a situação e voltar ao diálogo sobre desnuclearização".

"Todas as resoluções do Conselho de Segurança devem ser implementadas por completo", lembrou o porta-voz.

O Conselho aprovou durante os últimos anos textos que, entre outras coisas, proíbem a Coreia do Norte de testar mísseis balísticos e outras atividades relacionadas com o desenvolvimento de armas nucleares.

A Coreia do Norte fez este fim de semana um novo teste, com o lançamento de um míssil que aparentemente explodiu pouco depois de ser disparado.

O porta-voz da ONU qualificou como "preocupante" esse teste, que acontece em pleno aumento da tensão entre os norte-coreanos e os Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteArmasONU

Mais de Mundo

Governo Trump diz que revisará 55 milhões de vistos nos EUA em busca de problemas

Ataque contra helicóptero da Polícia da Colômbia deixa ao menos um morto e dois feridos

Furacão Erin provoca inundações no litoral dos EUA

EUA e Europa buscam opções para encerrar a guerra na Ucrânia