Mundo

ONU pede negociação aos Sírios

"Basta, é hora de negociar", disse o secretário-geral das Nações Unidas durante a entrevista coletiva à imprensa de encerramento da reunião de Montreux


	Ban Ki-Moon: "Nosso objetivo era enviar uma mensagem às duas delegações sírias e ao povo sírio para dizer que o mundo quer o fim imediato do conflito", declarou o secretário
 (Fabrice Coffrini/AFP)

Ban Ki-Moon: "Nosso objetivo era enviar uma mensagem às duas delegações sírias e ao povo sírio para dizer que o mundo quer o fim imediato do conflito", declarou o secretário (Fabrice Coffrini/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2014 às 16h12.

Suiça: O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta quarta-feira que os sírios negociem para acabar com o conflito imediatamente, considerando que chegou o momento de dar um "basta nos horrores" e "sofrimentos".

Autoridades e opositores sírios se reuniram nesta quarta-feira na cidade suíça de Montreux para o primeiro face a face desde o início da guerra que devasta seu país em quase três anos, na presença de representantes de quarenta governos.

"Nosso objetivo era enviar uma mensagem às duas delegações sírias e ao povo sírio para dizer que o mundo quer o fim imediato do conflito", declarou Ban.

"Basta, é hora de negociar", acrescentou o secretário-geral das Nações Unidas durante a entrevista coletiva à imprensa de encerramento da reunião de Montreux.

"Nós devemos aproveitar esta frágil chance", disse. "Ninguém subestima o tamanho do desafio", ressaltou.

"É a primeira vez que nos reunimos. É preciso encorajar as partes a dialogar o mais rapidamente possível (...) Estou certo de que os talentos de mediador de Brahimi farão que eles se reúnam em torno da mesma mesa", disse o chefe da ONU, referindo-se ao mediador da ONU e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, ao lado de Ban.

Este afirmou que se reunirá na quinta com as duas partes para discutir a próxima etapa de negociações durante a conferência de Genebra II.

"Amanhã, vou encontrá-los separadamente e ver qual é a melhor maneira de avançar", disse.

"Vamos nos reunir em uma mesma sala e realizar as discussões, ou conversaremos em separado um pouco antes? Ainda não sei", acrescentou Brahimi.

Acompanhe tudo sobre:ONUOriente MédioSíria

Mais de Mundo

Israel aprova cessar-fogo com Hezbollah, diz imprensa israelense

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados

Os 10 países do mundo mais dependentes de energia nuclear

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul