Mundo

ONU pede intensificação da luta contra islamitas shebab

Representante da ONU pediu à comunidade internacional que intensifique luta contra islamitas shebab, que reivindicaram ataque a shopping no Quênia

Representante especial da ONU para a Somália, Nicholas Kay: Kay afirmou que o ataque ao centro comercial no Quênia "não era uma surpresa" (Tobin Jones/AFP)

Representante especial da ONU para a Somália, Nicholas Kay: Kay afirmou que o ataque ao centro comercial no Quênia "não era uma surpresa" (Tobin Jones/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2013 às 10h03.

Genebra - O representante especial da ONU para a Somália, Nicholas Kay, pediu à comunidade internacional que intensifique a luta contra os insurgentes islamitas somalis shebab, que reivindicaram o ataque ao shopping Westgate de Nairóbi, no Quênia.

Em uma coletiva de imprensa em Genebra, Kay afirmou que o ataque ao centro comercial "não era uma surpresa".

"Meu enfoque e o da ONU a respeito dos shebab na Somália é que é preciso intensificar nossas campanhas, do ponto de vista militar, e também político e prático. Devemos redobrar nossos esforços", declarou.

Kay afirmou ainda que há motivos para ser 'prudentemente otimista' em relação à situação na Somália.

"Mas ainda existem desafios. A segurança continua sendo o desafio número um e controlar e fazer com que os shebabs fracassem é a resposta", destacou.

O ex-diplomata britânico explicou que viajará à sede da ONU em Nova York nos próximos dias para pedir à comunidade internacional fundos adicionais para a Missão da União Africana na Somália (Amisom).

Acompanhe tudo sobre:TerrorismoAtaques terroristasTerroristasSomáliaQuêniaONUIslamismo

Mais de Mundo

EUA acusa Cuba de enviar 5 mil soldados para reforçar tropas russas na Ucrânia, diz Reuters

Marchas em apoio aos palestinos reúnem centenas de milhares de pessoas na Europa

Ato de campanha de Milei provoca incidentes com detidos na Argentina

Ataque russo a estação de trem na Ucrânia deixa ao menos um morto e 30 feridos