Mundo

ONU pede fim da ocupação israelense em Gaza

As negociações diretas de paz entre israelenses e palestinos foram retomadas em 2 de setembro de 2010 em Washington depois de 20 meses de bloqueio

Um comitê da ONU debaterá durante três dias em Montevidéu a forma com a qual a América Latina pode contribuir para uma solução do conflito (David Silverman/Getty Images)

Um comitê da ONU debaterá durante três dias em Montevidéu a forma com a qual a América Latina pode contribuir para uma solução do conflito (David Silverman/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de março de 2011 às 23h12.

Montevidéu - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu o fim da "ilegal" ocupação israelense em Gaza, assim como das medidas que prejudicam o processo de paz no Oriente Médio.

"Deve-se colocar fim às medidas que prejudicam o resultado do processo (de paz), afirmou Ban em um comunicado lido por seu representante, Oscar Fernández-Taranco, durante uma reunião da ONU para a América Latina e o Caribe em apoio à paz entre Israel e Palestina.

As medidas mencionadas por Ban incluem "a construção por parte de Israel de assentamentos no lado ocidental e Jerusalém oriental, o que é ilegal de acordo com o direito internacional, e contradiz o mapa do caminho".

Mesmo assim, qualificou de "insustentável, moral e politicamente" a "ocupação iniciada em 1967".

Um comitê da ONU debaterá durante três dias em Montevidéu a forma com a qual a América Latina pode contribuir para uma solução do conflito, poucas semanas depois que vários países da região, liderados pelo Brasil, reconheceram o Estado palestino.

As negociações diretas de paz entre israelenses e palestinos foram retomadas em 2 de setembro de 2010 em Washington depois de 20 meses de bloqueio, mas foram novamente suspensas no fim de setembro depois da rejeição por parte de Israel de prorrogar a moratória das colônias.

"As demolições de casas palestinas em Jerusalém oriental e o transporte forçado de seus residentes palestinos menosprezam a confiança", disse Ban em sua mensagem para a reunião da ONU.

Acompanhe tudo sobre:IsraelOriente MédioOtanPalestina

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'