Mundo

ONU pede diálogo sobre Ucrânia na Cúpula do G20

Ban Ki-moon garantiu que a situação atual não é sustentável para a paz e a economia mundial


	Falei com líderes europeus e do resto do mundo e o que deveriam fazer é tratar este problema de forma harmônica
 (Joe Klamar/AFP)

Falei com líderes europeus e do resto do mundo e o que deveriam fazer é tratar este problema de forma harmônica (Joe Klamar/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de novembro de 2014 às 07h27.

Brisbane (Austrália) - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu aos Estados Unidos, à União Europeia (UE) e à Rússia que conversem durante a cúpula do G20 para prevenir uma nova escalada militar na crise da Ucrânia.

Ban garantiu na cidade australiana de Brisbane, onde acontece a cúpula, que a situação atual não é sustentável para a paz e a economia mundial. Além disso, lamentou ter a impressão de que o mundo está dividido como durante a Guerra Fria, e indicou que os acordos de Minsk são o caminho para se chegar a uma solução para a crise ucraniana.

Também disse que se reuniu com o presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro, Dimitri Medvedev, esta semana em Mianmar, para explorar fórmulas que levem a Rússia a atuar em favor da paz e da estabilidade na região.

'Falei com líderes europeus e do resto do mundo e o que deveriam fazer é tratar este problema de forma harmônica e pacífica através do diálogo', disse Ban em entrevista coletiva anterior à abertura da cúpula.

'A continuidade do conflito, das tensões e da violência nessa região da Ucrânia não ajudam em nada, não apenas em relação à paz e à segurança, mas também na economia', acrescentou o diplomata sul-coreano.

O conflito na Ucrânia não está na agenda do G20, mas será uma das questões que a União Europeia tratará amanhã em reunião com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Putin chegou ontem à noite a Brisbane para participar da cúpula, horas depois que o Exército ucraniano repeliu uma nova tentativa das milícias separatistas pró-Rússia de tomar o aeroporto de Donetsk, cidade no leste da Ucrânia controlada pelos rebeldes. 

Acompanhe tudo sobre:G20ONU

Mais de Mundo

Trump cancela viagem de refugiados já aprovados para reassentamento nos EUA

Argentina poderia deixar Mercosul para concretizar acordo com EUA, diz Milei

Trump dá 100 dias para acabar com guerra na Ucrânia; Zelensky pede 200 mil soldados de paz

Dingdong Maicai lança rua virtual de produtos festivos para o Ano Novo