Mundo

ONU pede cessar-fogo entre Israel e Palestina

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, condenou novamente o Hamas, que controla Gaza, e a Jihad Islâmica por lançar foguetes e morteiros contra Israel


	Em Gaza, fumaça é vista após ataques aéreos israelenses em 9 de julho de 2014
 (©afp.com / THOMAS COEX)

Em Gaza, fumaça é vista após ataques aéreos israelenses em 9 de julho de 2014 (©afp.com / THOMAS COEX)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de julho de 2014 às 15h42.

Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou ser mais urgente do que nunca a declaração de um cessar-fogo imediato para evitar uma guerra entre israelenses e palestinos.

Em uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, Ban Ki-moon disse que a ameaça de uma ofensiva terrestre israelense contra a Faixa de Gaza é evitável se o grupo Hamas parar de lançar foguetes e morteiros contra Israel.

Ban condenou novamente o Hamas, que controla Gaza, e a Jihad Islâmica por lançar foguetes e morteiros contra Israel. Mas o secretário-geral da ONU disse que "o uso excessivo de força que coloca em risco vidas de civis também são intoleráveis".

Ban pediu "pensamento ousado e ideia criativas" e pediu que o mundo acelere os esforços para acabar com o conflito imediatamente.

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, também expressou preocupação com a escalada das tensões entre israelenses e palestinos.

"Este é um momento perigoso para o Oriente Médio", disse o secretário durante um evento de aproximação entre os EUA e a China em Pequim, afirmando o fim dos conflitos é do interesse de todos.

Kerry informou também que mantém conversas com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, com o objetivo de restaurar a paz entre os dois povos. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseConselho de Segurança da ONUIsraelONUPalestina

Mais de Mundo

Ucrânia fecha acordo com EUA sobre recursos minerais, diz imprensa americana

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'

Administração Trump autoriza que agências ignorem ordem de Musk sobre e-mails de prestação de contas

Chanceler de Lula pede protagonismo global dos países em desenvolvimento no Brics