Não seria razoável nem prático deixar todas essas questões sem resolver para que os líderes tenham de negociá-las quando chegarem à conferência'' (Mohd Rasfan/AFP)
Da Redação
Publicado em 29 de maio de 2012 às 20h58.
Nações Unidas - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta terça-feira aos países da comissão preparatória da Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) que elaborem o mais rápido possível um roteiro com as principais questões a serem tratadas no evento.
A três semanas dos debates de alto nível da conferência, Ban advertiu que as delegações preparem logo um documento concreto para ser debatido entre os chefes de Estado e de governo quando estes chegarem ao Rio de Janeiro, cidade-sede da cúpula.
Ele também lembrou que os líderes mundiais só terão dois dias para tomar decisões, pois os debates de chefes de Estado e de governo serão realizados entre 20 e 22 de junho. ''Não seria razoável nem prático deixar todas essas questões sem resolver para que os líderes tenham de negociá-las quando chegarem à conferência''.
A autoridade máxima das Nações Unidas ressaltou que não se pode perder uma oportunidade única para alcançar uma maior sustentabilidade social, econômica e ambiental.
Ban enfatizou a necessidade de impulsionar um novo marco institucional e mecanismos de estímulo da economia, que contribuam à criação de postos de trabalho decentes e que fomentem a proteção social dos mais vulneráveis.
Além disso, insistiu várias vezes que se aproveite a Rio+20 para refundar o atual modelo econômico e apostar na chamada Economia Verde como ferramenta para criar empregos decentes no mundo.