Mundo

ONU mantém apoio à unidade palestina sob liderança de Abbas

A ONU manteve seu apoio à unidade palestina sob a liderança do presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas


	Mahmoud Abbas: a ONU "continua apoiando a unidade palestina sobre a base dos compromissos da OLP e sob a liderança do presidente Abbas", disse porta-voz
 (Getty Images)

Mahmoud Abbas: a ONU "continua apoiando a unidade palestina sobre a base dos compromissos da OLP e sob a liderança do presidente Abbas", disse porta-voz (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de abril de 2014 às 15h44.

A ONU manteve seu apoio à unidade palestina sob a liderança do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e sobre a base dos compromissos da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), segundo disse nesta quinta-feira um porta-voz do secretário-geral, Ban Ki-moon.

O acordo de reconciliação palestina entre Fatah e Hamas (organização que não reconhece o Estado de Israel), fez com que o governo israelense anunciasse hoje o fim das conversas de paz que mantinha com a Autoridade Nacional Palestina.

O enviado do secretário-geral para o Oriente Médio, Robert Serry, se reunirá nesta quinta com Mahmoud Abbas para fazer "sua avaliação da situação", disse o porta-voz, Farhan Haq, durante entrevista coletiva .

Em todo caso, a ONU "continua apoiando a unidade palestina sobre a base dos compromissos da OLP e sob a liderança do presidente Abbas", afirmou Haq.

O governo israelense decidiu suspender de forma imediata as negociações de paz com os palestinos por causa do anúncio na quarta-feira de um novo acordo de união nacional entre as facções rivais palestinas Fatah e Hamas, grupo considerado terrorista por Israel, Estados Unidos e a União Europeia.

Apesar do impasse, a ONU "continuará trabalhando com todas as partes para que as negociações encontrem uma solução aos dois Estados", acrescentou o porta-voz.

Acompanhe tudo sobre:ONUOriente MédioPalestina

Mais de Mundo

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana