Mundo

ONU faz último apelo ao cessar-fogo na Síria

Secretário das Nações Unidas, Ban Ki-moon fez um último apelo ao governo de Damasco para cessar os ataques contra civis

Ban "lamentou enormemente" os disparos efetuados a partir da Síria contra campos de refugiados do país na Turquia e no Líbano ocorridos nesta segunda-feira (Mohd Rasfan/AFP)

Ban "lamentou enormemente" os disparos efetuados a partir da Síria contra campos de refugiados do país na Turquia e no Líbano ocorridos nesta segunda-feira (Mohd Rasfan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de abril de 2012 às 22h43.

Nova York - A poucas horas de expirar o prazo dado à Síria para que retire suas tropas e armas pesadas das cidades, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, fez nesta segunda-feira um último apelo ao governo de Damasco para cessar os ataques contra civis.

"O secretário-geral pede que o governo sírio ponha imediatamente fim às ações militares contra civis e que respeite os compromissos assumidos junto ao emissário especial (da ONU e da Liga Árabe) Kofi Annan", declarou o porta-voz da ONU Martin Nesiriky.

O plano de saída da crise apresentado pelo ex-secretário-geral das Nações Unidas Kofi Annan, que Damasco aceitou no dia 2 de abril, prevê que o Exército se retire na manhã desta terça-feira das cidades, para permitir o fim das hostilidades em 48 horas.

Mas o regime sírio passou a exigir, agora, que a oposição se comprometa por escrito a deter toda a forma de violência, antes de retirar suas tropas.

Ban "lamentou enormemente" os disparos efetuados a partir da Síria contra campos de refugiados do país na Turquia e no Líbano ocorridos nesta segunda-feira. O clima de tensão subia na fronteira entre Turquia e Síria onde, pela primeira vez, os disparos causaram feridos em solo turco, um incidente que provoca a ira de Ancara, na véspera de uma visita de Annan.

Um cinegrafista libanês faleceu nesta segunda-feira na fronteira sírio-libanesa "vítima de tiros disparos pelo Exército sírio", segundo o canal privado Al-Jadeed para o qual trabalhava.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasONUSíria

Mais de Mundo

Exército de Israel inicia operação por terra contra Hezbollah no sul do Líbano

Três brasileiros são presos sob suspeita de assassinato de francês em Bruxelas

Tentativa de assassinato de Donald Trump: acusado nega crimes

Le Pen e seu partido vão a julgamento na França sob acusação de desvio fundos da União Europeia