Mundo

ONU estende missão de verificação de paz na Colômbia por mais um ano

A missão de verificação das Nações Unidas está encarregada de supervisionar o cumprimento dos compromissos políticos, econômicos e sociais do acordo de paz assinado em 2016

ONU: Armas e munições das Farc entregues ao governo colombiano em 2017 (AFP/AFP Photo)

ONU: Armas e munições das Farc entregues ao governo colombiano em 2017 (AFP/AFP Photo)

A

AFP

Publicado em 27 de outubro de 2022 às 16h05.

O Conselho de Segurança da ONU decidiu por unanimidade, nesta quinta-feira (27), estender a missão de verificar o cumprimento do acordo de paz na Colômbia por mais um ano, até o final de outubro de 2023.

A missão de verificação das Nações Unidas está encarregada de supervisionar o cumprimento dos compromissos políticos, econômicos e sociais do acordo de paz assinado em 2016 entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP) para a integração de ex-guerrilheiros à vida civil.

Promovida pelo Reino Unido e pelo México, a resolução aprovada hoje aprova a missão até 31 de outubro de 2023. Também contém alguns novos recursos em relação à resolução do ano passado.

Quer receber os fatos mais relevantes do Brasil e do mundo direto no seu e-mail toda manhã? Clique aqui e cadastre-se na newsletter gratuita EXAME Desperta.

Entre eles, solicita ao secretário-geral da ONU, António Guterres, que, no prazo de 45 dias a partir da aprovação da resolução, apresente recomendações ao Conselho de Segurança sobre a possível prorrogação do mandato da missão, em resposta ao pedido feita pela Colômbia há dez dias.

As recomendações devem descrever como a tarefa adicional será realizada e destacar quaisquer implicações potenciais para a configuração da missão.

O texto expressa a intenção do Conselho de considerar rapidamente essas recomendações, embora não especifique datas.

LEIA TAMBÉM:

Acompanhe tudo sobre:ArmasColômbiaConselho de Segurança da ONUONU

Mais de Mundo

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz

Na China, diminuição da população coloca em risco plano ambicioso para trem-bala