Mundo

ONU escolhe Guatemala para substituir Brasil no Conselho Segurança

O mandato brasileiro como membro não-permanente no órgão termina no ano que vem

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de outubro de 2011 às 13h59.

Nações Unidas - A Assembleia Geral da ONU elegeu nesta sexta-feira pela primeira vez a Guatemala como membro não-permanente do Conselho de Segurança do organismo para o biênio 2012-2013, em substituição ao Brasil, que termina seu mandato no final deste ano.

A candidatura da Guatemala, sem a concorrência de nenhum outro país da região, obteve 191 votos favoráveis, nenhum contra e duas abstenções, informou o presidente da Assembleia, o diplomata catariano Nassir Abdulaziz al Nasser.

Além disso, Nasser comunicou que nas votações foram escolhidos Marrocos (151 votos a favor) e Paquistão (129 votos favoráveis) para se sentar como membros temporários do principal órgão de decisões da ONU, pelos grupos da África e da Ásia-Pacífico, respectivamente.

A Guatemala compartilhará com a Colômbia durante o próximo ano as cadeiras do Grupo de Países Latino-Americanos e do Caribe (Grulac), dois assentos de membros temporários do Conselho, integrado por 15 países, dos quais cinco (Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China) são permanentes e com direito de veto.

Nasser definiu um recesso na câmara para fazer a apuração de votos correspondentes aos outros dois lugares vagos no Conselho, um pelo grupo africano e outro pelo europeu oriental, que terão que ser decididos, respectivamente, entre Mauritânia, Togo e Azerbaijão; e Eslovênia e Hungria.

A Assembleia Geral renova a cada ano cinco dos dez postos não-permanentes do Conselho, que se dividem por regiões geográficas entre Europa Ocidental e Outros, Europa Oriental, África, Ásia, e América Latina e Caribe. EFE

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGuatemalaONUConselho de Segurança da ONU

Mais de Mundo

EUA sancionam duas maiores petrolíferas da Rússia por guerra na Ucrânia

Portugal anuncia suspensão de emissão de vistos de procura de trabalho

China inicia formulação do 15º Plano Quinquenal para definir metas de 2026 a 2030

Pela primeira vez, há registro de mosquitos na Islândia; entenda