Mundo

ONU enviará ajuda por via aérea do Iraque para Síria

A ponte aérea, usando cargueiros comerciais Ilyushin-76, de Arbil, no norte do Iraque, para Hassakeh, na Síria, começará na quinta-feira


	Crianças na rua na Síria: há cerca de duas semanas a Síria deu permissão para a operação da ONU através da fronteira do Iraque até áreas curdas sírias na província de Hassakeh
 (Khalil Ashawi/Reuters)

Crianças na rua na Síria: há cerca de duas semanas a Síria deu permissão para a operação da ONU através da fronteira do Iraque até áreas curdas sírias na província de Hassakeh (Khalil Ashawi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 20h02.

Genebra - O primeiro envio de ajuda da Organização das Nações Unidas por via aérea para a Síria, a partir do Iraque, levará nos próximos dez dias comida e suprimentos de inverno para o nordeste sírio, uma área de maioria curda, com a permissão dos governos dos dois países, informaram agências de ajuda da ONU nesta terça-feira.

A ponte aérea, usando cargueiros comerciais Ilyushin-76, de Arbil, no norte do Iraque, para Hassakeh, na Síria, começará na quinta-feira. Cerca de 12 voos estão programados até domingo, disse o diretor do escritório da agência da ONU para Refugiados no Oriente Médio e Norte da África, Amin Awad.

A porta-voz do Programa Mundial de Alimentos da ONU, Elisabeth Byrs, disse posteriormente que também estão planejadas dez viagens nos próximos dez dias, em uma operação com o objetivo de alimentar mais de 30 mil pessoas por um mês.

O primeiro voo deve transportar 40 toneladas de alimentos, incluindo farinha de trigo, massas, óleo, açúcar, sal, arroz, feijão enlatado e triguilho, disse ela.

"Esta é a primeira vez que a ajuda irá através do Iraque", disse Awad à Reuters, em entrevista em Genebra.

Há cerca de duas semanas a Síria deu permissão para a operação da ONU através da fronteira do Iraque até áreas curdas sírias na província de Hassakeh.

Acompanhe tudo sobre:ONUOriente MédioSíria

Mais de Mundo

Milhares protestam contra Donald Trump em Washington

Dez momentos-chave da guerra em Gaza desde o ataque do Hamas a Israel em 2023

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump