Mundo

ONU enviará ajuda por via aérea do Iraque para Síria

A ponte aérea, usando cargueiros comerciais Ilyushin-76, de Arbil, no norte do Iraque, para Hassakeh, na Síria, começará na quinta-feira


	Crianças na rua na Síria: há cerca de duas semanas a Síria deu permissão para a operação da ONU através da fronteira do Iraque até áreas curdas sírias na província de Hassakeh
 (Khalil Ashawi/Reuters)

Crianças na rua na Síria: há cerca de duas semanas a Síria deu permissão para a operação da ONU através da fronteira do Iraque até áreas curdas sírias na província de Hassakeh (Khalil Ashawi/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de dezembro de 2013 às 20h02.

Genebra - O primeiro envio de ajuda da Organização das Nações Unidas por via aérea para a Síria, a partir do Iraque, levará nos próximos dez dias comida e suprimentos de inverno para o nordeste sírio, uma área de maioria curda, com a permissão dos governos dos dois países, informaram agências de ajuda da ONU nesta terça-feira.

A ponte aérea, usando cargueiros comerciais Ilyushin-76, de Arbil, no norte do Iraque, para Hassakeh, na Síria, começará na quinta-feira. Cerca de 12 voos estão programados até domingo, disse o diretor do escritório da agência da ONU para Refugiados no Oriente Médio e Norte da África, Amin Awad.

A porta-voz do Programa Mundial de Alimentos da ONU, Elisabeth Byrs, disse posteriormente que também estão planejadas dez viagens nos próximos dez dias, em uma operação com o objetivo de alimentar mais de 30 mil pessoas por um mês.

O primeiro voo deve transportar 40 toneladas de alimentos, incluindo farinha de trigo, massas, óleo, açúcar, sal, arroz, feijão enlatado e triguilho, disse ela.

"Esta é a primeira vez que a ajuda irá através do Iraque", disse Awad à Reuters, em entrevista em Genebra.

Há cerca de duas semanas a Síria deu permissão para a operação da ONU através da fronteira do Iraque até áreas curdas sírias na província de Hassakeh.

Acompanhe tudo sobre:ONUOriente MédioSíria

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado