Mundo

ONU encoraja países a cumprirem metas de biodiversidade

Na tentativa de conseguir reforços para resolver o problema, a CDB lançou na COP11, na Índia, a iniciativa Campeões da Biodiversidade


	Até o final da Conferência espera-se que a Lista dos Campeões da Biodiversidade esteja bem mais extensa
 (S. Taheri/Wikimedia Commons)

Até o final da Conferência espera-se que a Lista dos Campeões da Biodiversidade esteja bem mais extensa (S. Taheri/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de outubro de 2012 às 17h08.

São Paulo - Um dos principais entraves para que os países que integram a Convenção de Diversidade Biológica (CDB) da ONU consigam cumprir as Metas de Aichi, definidas durante a COP10 da Biodiversidade, nos prazos estabelecidos é a falta de suporte – seja financeiro, técnico ou humano. Na tentativa de conseguir reforços para resolver o problema, a CDB lançou na COP11, na Índia, a iniciativa Campeões da Biodiversidade.

A ação é um convite para que governos, empresas e stakeholders façam suas propostas de suporte, por meio de formulário, e as enviem por e-mail para o secretariado da CDB para que eles avaliem a oferta. 

Se aceita, ela é publicada na Lista dos Campeões da Biodiversidade, que revela à sociedade quem está empenhado em ajudar no cumprimento das Metas de Aichi.

Por enquanto, a lista conta com, apenas, um campeão: o governo da Índia, que em 16/10, primeiro dia da Cúpula de Alto Nível da COP11, anunciou por meio de seu primeiro ministro, Manmohan Singh, que doará US$ 50 milhões para ações de conservação da biodiversidade na Índia e em outros países em desenvolvimento.

Até o final da Conferência, que acaba nesta sexta-feira (19), espera-se que a Lista dos Campeões da Biodiversidade esteja bem mais extensa. Quem será o próximo a entrar para a relação? Façam suas apostas!

Acompanhe tudo sobre:BiodiversidadeMeio ambienteONUSustentabilidade

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha