Mundo

ONU diz que é preciso enfrentar desperdício de água

O mundo precisa combater o desperdício de água, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, ao alertar para uma crescente escassez de água

Grupo de dança húngaro faz apresentação na Cúpula da Água em Budapeste: Ban disse que quase a metade da população mundial pode enfrentar escassez de água em 2030 (Attila Kisbenedek/AFP)

Grupo de dança húngaro faz apresentação na Cúpula da Água em Budapeste: Ban disse que quase a metade da população mundial pode enfrentar escassez de água em 2030 (Attila Kisbenedek/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2013 às 09h53.

Budapeste - O mundo precisa combater o desperdício de água, afirmou esta terça-feira o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, ao alertar para uma crescente escassez de água nos próximos anos.

Ao discursar na abertura da Cúpula da Água em Budapeste, com quatro dias de duração, Ban disse que quase a metade da população mundial pode enfrentar escassez de água em 2030, quando a demanda poderá superar a oferta em 40%.

"Precisamos responder ao uso insustentável. A água é desperdiçada e mau usada por todos os setores em todos os países", afirmou.

"Nós precisamos usar o que temos com mais igualdade e inteligência", acrescentou, pedindo uma cooperação mais próxima entre os países para responder aos "desafios comuns" das necessidades de água.

As nações deveriam trabalhar juntas para assegurar agricultura sustentável e segurança alimentar, enfrentar as mudanças climáticas e assegurar um saneamento adequado, disse o secretário-geral da ONU.

"A humanidade consumiu mais recursos ao longo das últimas cinco décadas do que ao longo dos cinco mil anos anteriores" acrescentou o presidente húngaro Janos Ader, anfitrião da conferência.

A cúpula é realizada como parte do Ano Internacional de Cooperação da Água.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaONU

Mais de Mundo

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique