Mundo

ONU debate no México mudanças climáticas

Cientistas foram convocados para debater a importância da biotecnologia no combate ao aquecimento global

As novidades da biotecnologia podem ajudar no combate aos efeitos das mudanças climáticas (.)

As novidades da biotecnologia podem ajudar no combate aos efeitos das mudanças climáticas (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

Cerca de 300 pesquisadores e técnicos estão reunidos na Conferência da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) no México para discutir o uso da biotecnologia na agricultura de países em desenvolvimento, frente aos desafios de combate à fome e à pobreza e das mudanças climáticas.

De acordo com a FAO, as novidades da biotecnologia podem representar um importante avanço e duplicar a produção de alimentos até 2050, além de fazer frente aos problemas gerados pelas mudanças climáticas. Porém, há uma ênfase exagerada e restrita nos organismos geneticamente modificados (OGMs) o que deixa de lado a exploração plena de outras formas de biotecnologia e sua contribuição em potencial para a agricultura, como por exemplo o uso de biofertilizantes.

Um destaque da participação do Brasil é a experiência da Embrapa em parcerias público-privadas, como a realizada com a BASF para o desenvolvimento de cultivar transgênica tolerante ao herbicida imidazolinona, que foi recentemente aprovada pela CTNBio. Foram apresentados ainda os desdobramentos dessa parceria com o desenvolvimento do feijão transgênico resistente ao vírus do mosaico dourado, tecnologia essa que poderá beneficiar o pequeno produtor brasileiro. A Conferência pode ser acompanhada ao vivo pela Internet (http://www.fao.org/) e termina nesta quinta-feira.(Envolverde)

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAquecimento globalBiotecnologiaClimaMéxico

Mais de Mundo

'Oligarquia' dos EUA ganhou US$ 1,5 trilhão em mandato de Biden

Acordo de cessar-fogo em Gaza entrará em vigor no domingo