Mundo

ONU declara que esboço do “Fundo Clima Verde” está pronto

A ideia é arrecadar verba dos países desenvolvidos para destinar ao combate às mudanças climáticas nas nações emergentes

Christiana Figueres é dirigente da Organização das Nações Unidas (ONU) para questões climáticas (Divulgação/COP16)

Christiana Figueres é dirigente da Organização das Nações Unidas (ONU) para questões climáticas (Divulgação/COP16)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de outubro de 2011 às 17h54.

São Paulo - A dirigente da Organização das Nações Unidas (ONU) para questões climáticas, Christiana Figueres, anunciou na última semana que o esboço de um fundo de ajuda aos países em desenvolvimento está concluído. A intenção é de que ele comece a ser aplicado em 2013, após o fim da vigência do Protocolo de Kyoto.

A criação do “Fundo Clima Verde”, que consiste no arrecadamento de verba dos países desenvolvidos, para destinar ao combate às mudanças climáticas nas nações emergentes, foi uma decisão tomada durante a Conferência Climática do México (COP 16).

A ajuda, por parte dos países ricos, seria de US$ 100 bilhões por ano, até 2020. Na ocasião, a proposta ganhou apoio da maioria das nações, principalmente dos países europeus, que se dispuseram a destinar recursos para o combate das mudanças climáticas. Porém, os Estados Unidos não demonstraram interesse em participar do fundo e ainda solicitaram que grandes economias emergentes, como a China, tivessem a mesma responsabilidade que os países ricos, já que são responsáveis por boa parte da emissão mundial de gases poluentes.

O assunto estará em pauta durante a próxima Conferência Climática (COP 17), que acontecerá entre novembro e dezembro, em Durban. Se a proposta for aprovada, 2012 deve ser o ano de crescimento do projeto, para que ele seja aplicado já em 2013. Além dos Estados Unidos, países como Canadá, Japão e Rússia, debatem sua participação mediante a inclusão de algumas nações em desenvolvimento.

Acompanhe tudo sobre:ClimaMeio ambienteONUProtocolo de Kyoto

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha