Mundo

ONU: cidades estão mais expostas a catástrofes

Organização afirma que, em um mundo cada vez mais dominado pelas cidades, os desastres naturais tendem a ser mais devastadores

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2010 às 16h30.

Genebra - As cidades com crescimento rápido estão cada vez mais expostas às catástrofes naturais, criticou a ONU por ocasião do dia internacional da prevenção de catástrofes.

"Os regimes meteorológicos não são os únicos que têm mudado, as sociedades humanas também evoluíram. Foram urbanizadas", destaca o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, em um comunicado.

"Se os terremotos, as inundações e as tempestades eram devastadores antes, são ainda mais em um mundo cada vez mais dominado pela cidade", completa.

Seis das maiores cidades do planeta ficam sobre falhas sísmicas, segundo a ONU. Mais de um bilhão de pessoas moram em localidades de moradias precárias, especialmente expostas aos deslizamentos de terra, tempestades e inundações.

No total, 3.351 cidades estão situadas em zonas costeiras baixas, que podem ser afetadas pelo aumento do nível do mar.

Desde o início do ano, mais de 236.000 pessoas morreram em diversas catástrofes e 256 milhões foram afetadas por desastres naturais, segundo a ONU, que citou dados do Centro de Investigação de Epidemiologia das Catástrofes (CRED).

"Hoje em dia, o planejamento urbano exige maior previsão e atenção frente aos riscos de catástrofe", declarou a representante especial do secretário-geral da ONU para a redução das catástrofes, Margareta Wahlström.

"Casas, escolas e hospitais mal construídos, situados em planícies inundáveis, sobre falhas sísmicas e ao longo de locais frágeis, expõem milhões de pessoas a catástrofes", completou.

Leia mais notícias sobre desastres naturais

Siga as notícias do site EXAME sobre Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisMeio ambienteONU

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia