Mundo

ONU aprova tratado para regular comércio global de armas

A resolução do acordo histórico foi aprovada por 154 a favor, três contra (Coreia do Norte, Irã e Síria) e 23 abstenções


	Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon: a votação de hoje coroa mais de uma década de campanha de ativistas e alguns governos para regular o comércio internacional de armas 
 (REUTERS/Albert Gea)

Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon: a votação de hoje coroa mais de uma década de campanha de ativistas e alguns governos para regular o comércio internacional de armas (REUTERS/Albert Gea)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de abril de 2013 às 13h49.

A Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou por ampla maioria nesta terça-feira o primeiro tratado para regular o multibilionário comércio internacional de armas.

A resolução do acordo histórico foi aprovada por 154 a favor, três contra (Coreia do Norte, Irã e Síria) e 23 abstenções.

Na semana passada, durante uma conferência convocada pela ONU para buscar um acordo, Coreia do Norte, Irã e Síria já haviam barrado a aprovação do tratado por consenso.

A votação de hoje coroa mais de uma década de campanha de ativistas e alguns governos para regular o comércio internacional de armas de fogo estimado em US$ 60 bilhões - e tentar impedir que esses armamentos cheguem a grupos criminosos organizados, "terroristas" e rebeldes.

O acordo não abrange o porte doméstico de armas em nenhum país, mas exigirá que a aprovação de leis nacionais para regulamentar as transferências de armas. As informações são da Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:ArmasIndústriaIndústria de armasIndústrias em geralONU

Mais de Mundo

Índia proíbe aplicativos utilizados por milhões de pessoas, mas que você nunca ouviu falar

Itamaraty diz que acompanha relatos de cobrança de impostos da Venezuela a produtos brasileiros

Brasil melhora posição entre os passaportes mais poderosos do mundo em 2025; veja ranking

George Santos, ex-deputado dos EUA e filho de brasileiros, é preso após se entregar à polícia