Mundo

ONU anuncia 700 mil refugiados sírios

O mediador internacional Lakhdar Brahimi, que acompanhava Ban, disse que a Síria podia se transformar em um "Estado em decomposição"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2012 às 16h27.

Nova York - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, alertou nesta sexta-feira que 700.000 refugiados terão fugido dos combates na Síria até janeiro de 2013, o que constitui um aumento considerável, no momento em que o conflito atinge "uma brutalidade espantosa".

O mediador internacional Lakhdar Brahimi, que acompanhava Ban, disse que a Síria podia se transformar em um "Estado em decomposição" e pediu novos esforços internacionais para que uma solução política ao conflito seja alcançada.

As Nações Unidas estimam que atualmente haja 460.000 refugiados sírios nos países limítrofes e no norte da África e outros 20.000 na Europa, informou Ban Ki-moon durante reunião da Assembleia Geral da ONU sobre o conflito sírio.

"Espera-se que o número de refugiados chegue aos 700.000 quando o próximo ano começar", declarou Ban, acrescentando que, em breve, visitará campos de refugiados na Jordânia e na Turquia.

"O conflito na Síria está em seu vigésimo primeiro mês e atinge atualmente uma brutalidade e uma violência espantosas", acrescentou o secretário geral.

Durante a reunião, Brahimi manifestou seus temores de que a Síria se transforme em um "Estado em decomposição, com todas as consequências desastrosas para o povo sírio, para a região em seu conjunto e para a paz e a segurança internacionais".

Acompanhe tudo sobre:GuerrasSíriaONU

Mais de Mundo

Lula diz que abordará guerra da Ucrânia com Trump: ‘Quem sabe nossa química seja levada ao Putin’

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky