Mundo

ONU alerta: ilhas do Pacífico sofrem com mudança climática

Estudo de órgão da ONU também afirma que 60% dos répteis das ilhas estão ameaçados

Ilha do Pacífico: ciclones e períodos de seca estão entre os eventos que ameaçam essas localidades (Paul do www.Castaways.com.au)

Ilha do Pacífico: ciclones e períodos de seca estão entre os eventos que ameaçam essas localidades (Paul do www.Castaways.com.au)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de dezembro de 2012 às 11h33.

São Paulo - O órgão da ONU Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) afirmou ontem que ilhas do oceano Pacífico estão sofrendo sérias consequências decorrentes das mudanças climáticas.

 Essas ilhas são atualmente ameaçadas, economica e ecologicamente, por desastres naturais como ciclones, cheias, aumento do nível do mar, períodos de seca, entre outros. Elas podem acabar com até 18% de seu PIB (Produto Interno Bruto) comprometido por causa desses eventos, além do impacto sobre a fauna: 60% dos répteis, 21% dos mamíferos e 13% das aves estão ameaçados.

 O estudo que contém essa previsão foi apresentado durante a conferência da ONU sobre mudanças climáticas, chamada COP-18, que vai até dia 7 de dezembro. Ele foi feito com base em 21 nações e 500 comunidades.

 Achim Steiner, chefe do Pnuma, afirmou ser necessário desenvolver a capacidade de gerenciamento dos impactos de desastres naturais sobre as ilhas. Segundo o embaixador de Cabo Verde que participa da conferência, apesar da ameaça ser, por enquanto, maior para os as ilhas do

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticasONU

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda

Israel deixa 19 mortos em novo bombardeio no centro de Beirute

Chefe da Otan se reuniu com Donald Trump nos EUA

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo