Mundo

ONS vê chuva fraca a moderada para hidrelétricas

Diretor-geral disse que metereologistas apontavam para um período úmido neste ano muito mais favorável que o do ano passado


	Usina hidrelétrica: chuvas mais intensas deverão ocorrer nas bacias dos rios Tietê, Grande, Paranaíba, Doce e Paraíba do Sul
 (Santo Antonio/Divulgação)

Usina hidrelétrica: chuvas mais intensas deverão ocorrer nas bacias dos rios Tietê, Grande, Paranaíba, Doce e Paraíba do Sul (Santo Antonio/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de outubro de 2013 às 17h22.

São Paulo - Chuvas fracas e moderadas devem atingir a maioria das bacias dos rios que alimentam os reservatórios das hidrelétricas brasileiras na semana que vem, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), sendo que haverá um pequeno aumento das afluências nas regiões Norte e Nordeste.

As chuvas mais intensas, na semana que vem, deverão ocorrer nas bacias dos rios Tietê, Grande, Paranaíba, Doce, Paraíba do Sul e nas cabeceiras dos rios São Francisco e Tocantins.

"A previsão de afluências para a semana operativa de 12 a 18 de outubro, em comparação com a semana de 5 a 11 de outubro, é de recessão nas afluências das regiões Sudeste e Sul e pequeno aumento nas afluências das regiões Nordeste e Norte", informou o ONS no Sumário Executivo do Programa Mensal de Operação (PMO) divulgado nesta sexta-feira.

"Como nos meses anteriores, a região Nordeste deve continuar a apresentar afluências muito abaixo da média histórica no mês de outubro", acrescentou o ONS.

Os reservatórios das hidrelétricas da região Nordeste ainda estão em um dos piores níveis já registrados, com 28,5 por cento de armazenamento de água, segundo informações no site do ONS.

O diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, disse no final da semana passada que as indicações de metereologistas apontavam para um período úmido neste ano muito mais favorável que o do ano passado, com chuvas mais intensas chegando no Norte e Nordeste em meados ou fim de outubro.

Os reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste estão atualmente com 48,2 por cento de armazenamento, enquanto os do Sul estão com 96,29 por cento e os do Norte, com 46,24 por cento.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEnergiaEnergia elétricaHidrelétricasONSServiços

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia