Mundo

ONS pedirá acionamento de mais térmicas por Nordeste

Operador vai sugerir acionamento de mais térmicas para segurança elétrica, evitando que queimadas possam provocar mais blecautes


	Torre de energia: apagão causado por uma queimada atingiu todo o Nordeste na semana passada
 (Getty Images)

Torre de energia: apagão causado por uma queimada atingiu todo o Nordeste na semana passada (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de setembro de 2013 às 18h32.

Rio de Janeiro - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) vai sugerir o acionamento de mais térmicas para segurança elétrica no Brasil, para evitar que queimadas, comuns nesta época do ano, possam provocar blecautes como o que aconteceu na semana passada.

"Existe a possibilidade de acionar mais térmicas, ainda mais agora que houve um blecaute e a gente identifica que o período de agosto a setembro tem típico histórico de maior intensidade de queimadas", disse o diretor-geral do ONS, Hermes Chipp, a jornalistas, antes de participar de evento Brazil WindPower, nesta terça-feira.

Segundo ele, a sugestão pelo acionamento de térmicas será feita na reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), marcada para quarta-feira.

"Já que tem muita ocorrência de queimada, vamos aumentar a geração na região para compensar... eventuais riscos de segurança elétrica e perda no envio (de energia)", disse Chipp.

Chipp disse ainda que os reservatórios na região Nordeste estão em níveis baixos e que o envio de energia de outras regiões para lá caiu de cerca de 4.300 megawatts (MW), antes do blecaute da semana passada, para 2.700 MW atualmente.

"Se o reservatório está baixo e o Nordeste está na pior hidrologia, se você coloca térmicas, desestoca (os reservatórios) menos para atender a carga", disse Chipp.

Na quarta-feira passada, queimada no Piauí levou à saída de duas linhas de transmissão do sistema, isolando a região Nordeste e provocando blecaute em áreas de toda a região --já que passou a haver desequilíbrio entre oferta e demanda de energia no Nordeste.

A região Nordeste vive uma das piores secas da história e fontes do setor já haviam afirmado à Reuters, no fim de agosto, que a região poderia enfrentar problemas, diante do forte crescimento do consumo e limitações na exportação de energia de outros subsistemas para a região.

O nível dos reservatórios na região Nordeste atualmente está em 36,15 por cento, segundo dados do ONS coletados na segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:EnergiaEnergia elétricaONSRegião NordesteServiços

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"