Mundo

ONS conta com termoelétricas para manter abastecimento

Desde o segundo semestre do ano passado as usinas operam com reservatórios próximos aos limites de segurança


	Energia elétrica: de acordo com o ONS, apesar da estiagem, não há risco de desabastecimento de energia
 (Luis Davilla/Cover/Getty Images)

Energia elétrica: de acordo com o ONS, apesar da estiagem, não há risco de desabastecimento de energia (Luis Davilla/Cover/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 17h01.

Brasília - A previsão de ocorrência de chuvas abaixo da média no Norte e no Nordeste pode tornar mais crítica a situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas localizados nessas regiões. Desde o segundo semestre do ano passado as usinas operam com reservatórios próximos aos limites de segurança.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), atualmente os reservatórios da Região Nordeste operam com 31,61% da capacidade, enquanto os da Região Norte com 41,24%.

“[A falta de chuva] pode prejudicar muito os reservatórios porque estamos há algum tempo sem acumular água nenhuma. Se continuar a seca pode haver um colapso de abastecimento”, alerta chefe do Centro de Previsão de Tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Cavalcanti.

Cavalcanti explicou que o período chuvoso na Região Nordeste ocorre entre os meses de fevereiro e maio. Depois desse período as chuvas não são suficientes para recuperar a capacidade dos reservatórios. “Temos que rezar, torcer para chover de fevereiro até maio, porque, depois, as chuvas servirão aprnas para refrescar e não para resolver o problema”, explicou.

De acordo com o ONS, apesar da estiagem, não há risco de desabastecimento de energia nem preocupação quanto a possibilidade de racionamento. O órgão reconhece que as chuvas estão irregulares e que para suprir a demanda todas as termoelétricas estão em funcionamento.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEnergiaEnergia elétricaHidrelétricasServiços

Mais de Mundo

Zelensky celebra 'avanços concretos' após conversas com França e Reino Unido

Zelensky afirma que já há detalhes iniciais sobre mobilização de contingente de paz

Um dos assassinos em série mais famosos da Rússia admite mais 11 assassinatos

Protestos nos Estados Unidos contra o governo Trump reúnem milhares de manifestantes