Fabricado com tecnologia suíça, o ônibus híbrido utiliza o motor elétrico para o arranque e, em seguida, entra em ação o motor a diesel. (.)
Da Redação
Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h41.
São Paulo - Na última segunda-feira (27), entrou em circulação em Curitiba um ônibus híbrido fabricado na Suécia, pela Volvo, que ficará percorrendo a capital paranaense por três semanas. Após esse período, o ônibus entrará em fase de testes em São Paulo e no Rio de Janeiro.
As baterias que movem o motor elétrico ficam no teto do veículo, enquanto o motor a diesel se localiza na parte traseira. Dependendo do resultado e aprovação, o veículo poderá ser fabricado em larga escala na unidade da Volvo, em Curitiba, para ser incorporado à frota da cidade. O investimento tem sido feito visando a Copa do Mundo, em 2014.
O "Hibridus", nome dado ao ônibus, utiliza o motor elétrico para o arranque e até chegar a uma velocidade de 20 km/h, em seguida, entra em ação o motor a diesel, que permanecerá desligado enquanto o ônibus estiver parado. Até mesmo a energia das frenagens é usada para carregar o sistema de baterias. O piso é baixo, no mesmo nível das calçadas, para facilitar o acesso dos passageiros e o ônibus possui 32 assentos e suporta carregar até 80 pessoas.
Luis Carlos Pimenta, diretor da Volvo Bus América Latina, diz que o "Híbridus" emite 50% menos poluente que os ônibus comuns. A porcentagem pode ser ainda maior, já que a tecnologia permite o uso de biodiesel como combustível. Além disso, a redução de consumo, em comparação aos veículos tradicionais, chega a 40%.
Leia mais sobre transporte
Acompanhe as notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter