Mundo

ONGs promovem ação no aniversário de SP

Um grupo de agentes ambientais acompanharão voluntários em diversas atividades, como limpeza de bueiros, coleta de resíduos, capinação e pintura do meio-fio

População também poderá avaliar suas práticas de cidadania e os serviços públicos como segurança, saúde, coleta seletiva e limpeza urbana (Wilimedia Commons)

População também poderá avaliar suas práticas de cidadania e os serviços públicos como segurança, saúde, coleta seletiva e limpeza urbana (Wilimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de janeiro de 2012 às 17h25.

São Paulo - A empresa São Paulo Ambiental apoiará no dia 25 de janeiro, aniversário de São Paulo, ação da ONG Comunidade Brasil que visa promover a sensibilização socioambiental da população do bairro da Bela Vista, no centro da cidade.

A companhia assumiu em dezembro o serviço de limpeza urbana do agrupamento Noroeste do município que inclui entre suas 13 áreas, a região central da cidade.

Um grupo de agentes ambientais (antigos garis agora apelidados pela população de “verdinhos” em uma alusão aos novos uniformes que utilizam), irão acompanhar moradores, estudantes, comerciantes e voluntários que percorrerão o perímetro entre a rua da Consolação e a rua Barata Ribeiro.

Parte do projeto Transformando Sucata em Cidadania, a ação passará em todas as casas e edifícios da região recolhendo a pesquisa que foi previamente distribuída pela ONG, em que a população local avaliará suas próprias práticas de cidadania e os serviços públicos como segurança, saúde, coleta seletiva e limpeza urbana. “A pesquisa será tabulada pelo Instituto Opinare e embasará as ações futuras, que ocorrem a cada três meses”, explica a presidente da ONG Comunidade Brasil e gestora social e ambiental, Annabella Andrade.

Limpeza urbana

Os agentes ambientais acompanharão a ação realizando os serviços rotineiros de limpeza urbana como varrição, limpeza de bueiros, coleta de resíduos, capinação e pintura do meio-fio. A São Paulo Ambiental fornecerá também equipamentos como espetos (utilizados para recolher pequenos detritos, como papéis), vassouras, carrinhos de lixo e os sacos amarelos, empregados exclusivamente na limpeza urbana.


A participação nesta ação, no dia do aniversário da cidade, marca o início dos esforços de conscientização e educação ambiental, que fazem parte do novo conceito de limpeza urbana implementado na capital paulista desde o fim de 2011. Por ser uma atividade conjunta com a população do bairro, a São Paulo Ambiental acredita que será um importante momento para sensibilizar para a importância de não sujar e demonstrar como funciona hoje o serviço integrado de limpeza urbana.

A empresa está preparando um programa de Educação Ambiental abrangente, que envolverá diversos grupos da sociedade. O programa, que será lançado em breve, baseia-se no tripé limpeza, conscientização e educação ambiental.

Atividades

No final do percurso, o grupo se reunirá no espaço São Paulo de Bolso onde estará montada a exposição de arte e utensílios produzidos a partir de sucatas, organizada pela ONG.

Serão instalados ainda dois pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha usado: um na rua Pena Forte Mendes, 69/73 e outro na Rua São Miguel, 55

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasLixoMetrópoles globaisONGsPoluiçãoSão Paulo capital

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA