Mundo

ONG denuncia empresas que violam direitos indígenas

GDF Suez é umas das empresas denunciadas por envolvimento na construção da represa de Jirau

A represa de Jirau, em Rondônia

A represa de Jirau, em Rondônia

DR

Da Redação

Publicado em 15 de outubro de 2010 às 16h32.

Londres - A organização pró Direitos Humanos Survival International denunciará cinco empresas que supostamente violam, em diferentes lugares do mundo, os direitos dos indígenas.

Mediante um comunicado emitido em Londres, a organização publica a lista de cinco empresas, na qual inclui o gigante energético GDF Suez - que conta com participação parcial do Governo francês -, por seu envolvimento na construção da represa de Jirau, que será a maior do Brasil.

Segundo a Survival International, a companhia mantém os trabalhos de construção, apesar das advertências realizadas por várias organizações de que essa área é habitada por indígenas.

A brasileira Yaguareté Porã, que quer operar em uma área florestal do Chaco Paraguaio, habitado por indígenas também aparece na lista.

As petrolíferas Perenco/Repsol também estão entre as denunciadas pela Survival, que as acusa de explorar o território habitado por indígenas no norte do Peru.

As outras companhias que aparecem na lista da organização são a Samling, por destruir as florestas do estado malaio de Sarawak, onde vive uma tribo, e a Wilderness Safáris, que promove um tour em uma reserva de Kalahari Central, em Botsuana, área na qual priva a população local do acesso à água e à alimentação.

Leia mais sobre preservação

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:JustiçaONGsPreservação ambiental

Mais de Mundo

Trump está '100%' seguro de que alcançará acordo sobre tarifas com UE

Hamas afirma que está pronto para libertar os últimos reféns, mas recusa acordo provisório de trégua

Trump diz que está relutante em continuar aumentando as tarifas sobre a China

Trump diz que 'não tem pressa' para usar a opção militar contra o Irã