Mundo

Onda de frio castiga norte da Espanha e bloqueia estradas

Nevascas castigavam o norte da Espanha, bloqueando estradas e vias férreas, e inclusive um grupo de peregrinos que tentava chegar a Santiago de Compostela

Ferrovia perto de Aguilar do Campo, Espanha, cobertas de neve depois da forte tempestade (Cesar Manso/AFP)

Ferrovia perto de Aguilar do Campo, Espanha, cobertas de neve depois da forte tempestade (Cesar Manso/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de fevereiro de 2015 às 19h44.

Aguilar de Campó - Fortes nevascas castigavam na quarta e na quinta-feira o norte da Espanha, bloqueando estradas e vias férreas, e inclusive um grupo de peregrinos que tentava chegar a pé a Santiago de Compostela.

A nova onda de frio ainda afetava, nesta quinta-feira, 33 das 50 províncias espanholas e o enclave norte-africano de Melilla, segundo a Agência Estatal de Meteorologia.

Na província de Palencia, ao norte de Madri, a pequena cidade de Aguilar de Campo teve que acolher uns 60 viajantes em um ginásio em uma escola, segundo o testemunho de César Manso, um fotógrafo da AFP que, como eles, ficou bloqueado pela neve.

A unidade militar de emergência anunciou ter tido que resgatar uma centena de pessoas na madrugada de quinta-feira que tinham ficado presa dentro de seus veículos perto dali, na autopista A-67.

"Uma vez resgatadas todas as pessoas, os trabalhos agora se concentram no restabelecimento das vias afetadas e na transferência dos passageiros de volta aos seus veículos", afirmou, em um comunicado.

Na província vizinha de León, a guarda civil também teve que socorrer 19 peregrinos, 13 deles menores, "sem comunicação por causa da nevasca" enquanto percorriam o Caminho de Santiago.

Estavam "desorientados (...) e tiritando de frio pelas baixas temperaturas dominantes na região", continuou em um comunicado.

Entre os peregrinos havia três coreanos e uma sul-africana. Todos passaram a noite em um albergue municipal de Vega de Valcarce.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsClimaEspanhaNeve

Mais de Mundo

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA