Mundo

Onda de calor na França ameaça catedral de Notre-Dame

Arquiteto responsável pelas obras de restauração da catedral que foi destruída pelo fogo teme que a estrutura do teto, já fragilizada, não resista

Notre-Dame: Calor recorde que atinge a França ameaça estrutura da catedral (Chesnot/Getty Images)

Notre-Dame: Calor recorde que atinge a França ameaça estrutura da catedral (Chesnot/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 24 de julho de 2019 às 16h05.

Paris — As temperaturas elevadas que assolam a França ameaçam precipitar o desabamento do teto abobadado de Notre-Dame, catedral de Paris já atingida por um incêndio, disse seu principal arquiteto nesta quarta-feira.

Em abril, Notre-Dame foi devastada por chamas intensas que destruíram o teto e fizeram o cume elevado da estrutura de vários séculos desmoronar através de parte do teto.

"Estou muito preocupado com a onda de calor", disse o arquiteto-chefe Philippe Villeneuve. "O que temo é que as juntas da alvenaria, à medida que secarem, percam a coerência, a coesão e as qualidades estruturais e que a abóbada ceda de repente".

Villeneuve disse que o teto abobadado "poderia muito bem" desabar e que, ao contrário dos campanários e de outras partes da catedral, especialistas ainda não conseguiram acessar o teto por cima ou por baixo.

Oitenta dos 96 departamentos administrativos da França estavam em alerta laranja - o segundo nível mais elevado -  nesta quarta-feira, quando uma onda de calor escaldante se intensificou.

O instituto meteorológico estatal Météo France previu que Paris sufocará sob temperaturas recordes de cerca de 42 graus Celsius na quinta-feira, o pico esperado da segunda onda de calor mais forte do verão. O recorde atual da capital, 40,4º C, foi registrado em 1947.

O presidente Emmanuel Macron prometeu que Notre-Dame será reconstruída em cinco anos. Operários ergueram uma lona branca gigantesca sobre o teto danificado, estabilizaram os pináculos da catedral e instalaram dezenas de sensores para detectar qualquer movimento.

O incêndio na catedral, construída ao longo de 200 anos a partir de meados do século 12 e um símbolo antigo de Paris, provocou grande tristeza na França e em todo o mundo.

Acompanhe tudo sobre:CalorCatedral de Notre-Dame de ParisFrança

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha