Mundo

Onda de ataques no Iraque deixa pelo menos nove mortos

Entre os mortos, estão cinco soldados das forças da ordem

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2013 às 14h01.

Cairo - Pelo menos nove pessoas morreram neste domingo, entre elas cinco soldados das forças da ordem, e 16 ficaram feridas em vários ataques no Iraque, informou à Agência Efe uma fonte do Ministério do Interior.

Três soldados morreram e outras quatro pessoas ficaram feridas após a explosão de uma bomba durante a passagem de uma patrulha militar pela zona de Shuri, a 60 quilômetros de Mossul, capital da província de Ninawa.

Além disso, um policial faleceu e outros dois ficaram feridos por conta da explosão de uma bomba que tentavam desativar na área de Hamam al Alei, a 25 quilômetros de Mossul.

Na província de Salah ad-Din, ao norte de Bagdá, um juiz especializado em luta antiterrorista morreu e sua esposa ficou gravemente ferida pela detonação de um carro-bomba próximo da casa onde residiam no bairro de Al Qadisiyah, em Tikrit.

Outras duas pessoas morreram e seis ficaram feridas pelo impacto de duas bombas contra uma casa em Abu Ghraib, a 25 quilômetros de Bagdá.

Na capital, um civil morreu e outros três ficaram feridos pela explosão de uma bomba no bairro de Ur, no leste.

A fonte acrescentou que homens armados assassinaram um policial com pistolas com silenciadores no distrito de Al Yaguifi, no centro de Faluja, a 50 quilômetros de Bagdá.

O Iraque vive um aumento da violência com vários atentados, especialmente contra as forças da ordem e a comunidade xiita, que se intensificaram desde o começo do mês sagrado muçulmano do Ramadã em 10 de julho.

Segundo a ONU, um total de 1.057 iraquianos morreram e 2.326 ficaram feridos em julho, números ligeiramente superiores aos do Governo iraquiano, que calculou em 989 os mortos e em algo mais de 1.500 os feridos nesse mês, o mais mortal em cinco anos.

Acompanhe tudo sobre:IraqueTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Ucrânia propõe à Rússia nova rodada de negociações de paz na próxima semana

Naufrágio de barco turístico no Vietnã deixa pelo menos 34 mortos

Raio provoca incêndio em igreja do século XIX no Canadá; veja o vídeo

Ataque cibernético 'grave e contínuo' atinge Singapura, que acusa China; país nega envolvimento