Mundo

OMT: turismo mundial cresceu 6,7% em 2010

Foram registrados 58 milhões de turistas a mais do que em 2009, e 22 milhões a mais do que em 2008

Hotel em Cancún, no México: setor deve continuar crescendo durante 2011 (Mauro I. Barea G./Wikimedia Commons)

Hotel em Cancún, no México: setor deve continuar crescendo durante 2011 (Mauro I. Barea G./Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de janeiro de 2011 às 10h34.

Madri - A indústria turística mundial fechou os últimos 12 meses com 935 milhões de turistas, 6,7% a mais do que em 2009, e não só conseguiu compensar a queda de 4% sofrida há um ano, como superou em 2,5% o nível máximo anterior à crise, informou nesta segunda-feira a Organização Mundial do Turismo (OMT).

Este número representa 58 milhões de turistas a mais do que em 2009 e 22 milhões a mais do que em 2008, ano no qual foram registrados 913 milhões de deslocamentos, o nível máximo alcançado até então.

Apesar de a grande maioria de destinos do mundo ter apresentado números positivos em 2010 - e assim terem conseguido compensar as perdas recentes ou se aproximar desta meta -, a recuperação chegou em velocidades diferentes, menor nas economias avançadas (5%) e mais rápida nas emergentes (8%), detalhou nesta segunda-feira o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, em entrevista coletiva.

Essa recuperação é um reflexo da situação econômica global e dominará 2011, acrescentou Rifai. "Agora o desafio será consolidar este crescimento nos próximos anos em meio a um incerto entorno econômico mundial", avaliou.

Também preocupam a OMT, que tem sede em Madri, as elevadas taxas de desemprego, já que a recuperação gradual prevista para 2011 ainda é muito fraca para compensar os postos de trabalho perdidos durante a crise econômica.

Para Rifai, após um ano da recuperação mundial, o crescimento do setor continuará em 2011, mas a um ritmo mais lento, de entre 4% e 5%.

A Ásia foi a primeira região a se recuperar e a de maior crescimento em 2010, com 13%, enquanto a melhora na Europa foi a mais lenta, de 3% - decorrente do fechamento do espaço aéreo em abril por conta da erupção de um vulcão islandês e da incerteza econômica que afeta a zona do euro -, que não foi suficiente para que os resultados gerais revertessem as perdas de 2009.

Entre os países com turistas que mais gastam no exterior, o Brasil liderou o crescimento, com alta de 52%, seguido pelas economias emergentes da Arábia Saudita (28%), Rússia (26%) e China (17%).

Acompanhe tudo sobre:Crescimento econômicoCrises em empresasDesenvolvimento econômicoTurismo

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia