Mundo

OMS mantém emergência internacional para mpox por causa do aumento de casos na África

Emergência foi declarada em 14 de agosto de 2024 em razão do aumento de casos, especialmente na República Democrática do Congo

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 9 de junho de 2025 às 16h53.

Última atualização em 9 de junho de 2025 às 17h28.

Tudo sobreOMS (Organização Mundial da Saúde)
Saiba mais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta segunda-feira que mantém a emergência sanitária internacional para a mpox diante do aumento de casos em regiões como a África Ocidental e a probabilidade de contágio não detectado inclusive em locais fora do continente africano.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou em comunicado a manutenção desse nível de alerta depois de ser aconselhado a fazê-lo pelo comitê de emergência que se reúne a cada três meses para analisar a situação da epidemia.

A emergência foi declarada em 14 de agosto de 2024 devido ao aumento de casos, especialmente na República Democrática do Congo, onde algumas zonas com surtos são de difícil acesso para os serviços de saúde devido ao conflito em províncias como Kivu do Norte e Kivu do Sul, no leste do país.

O atual alerta de mpox da OMS é em resposta à rápida disseminação na África de uma nova variante (clade Ib), diferente da que causou outro surto no continente em 2022 e milhares de casos em Europa, América do Norte e países de outras regiões.

Mais de 17 mil casos confirmados dessa variante foram detectados até agora este ano, 72 deles fatais, incluindo mais de 8 mil na RD Congo, quase 5 mil em Uganda, 2,6 mil em Serra Leoa e cerca de mil em Burundi.

A variante menos letal em 2022 já levou a OMS a uma primeira declaração de emergência sanitária internacional, que foi suspensa no ano seguinte.

No total, mais de 142 mil casos das diversas variantes do mpox foram confirmados em 133 países do mundo desde 2022, 328 deles fatais.

Acompanhe tudo sobre:OMS (Organização Mundial da Saúde)MpoxDoençasRepública Democrática do CongoÁfrica

Mais de Mundo

Como derrubar o governo do Irã sem usar armas, segundo um general da reserva americano

Governo Trump processa Los Angeles por políticas de proteção a imigrantes

União Europeia aceitará a tarifa universal de Trump, mas busca isenções importantes

Presidente de El Salvador defende prisão de 1,5% da população em meio a críticas internacionais