Mundo

OMS faz reunião de emergência sobre propagação da pólio

Especialistas discutirão como deter a propagação do vírus da poliomielite por fronteiras internacionais na Ásia, África e Oriente Médio


	Criança é vacinada contra a pólio: "O vírus da pólio continua a se espalhar internacionalmente tanto em regiões endêmicas como em reinfectadas", disse a agência de saúde da ONU
 (Farooq Naeem/AFP)

Criança é vacinada contra a pólio: "O vírus da pólio continua a se espalhar internacionalmente tanto em regiões endêmicas como em reinfectadas", disse a agência de saúde da ONU (Farooq Naeem/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de abril de 2014 às 12h00.

Londres - A Organização Mundial da Saúde (OMS) iniciou uma reunião de emergência com especialistas nesta segunda-feira para discutir como deter a propagação do vírus da poliomielite por fronteiras internacionais na Ásia, África e Oriente Médio.

A poliomielite passa facilmente de pessoa para pessoa e pode se espalhar rapidamente entre as crianças, especialmente em condições insalubres enfrentadas em regiões devastadas pela guerra, campos de refugiados e áreas onde serviços de saúde são limitados.

"O vírus da pólio continua a se espalhar internacionalmente tanto em regiões endêmicas como em reinfectadas", disse a agência de saúde da ONU, em comunicado, acrescentando que a reunião em Genebra vai durar vários dias.

Especialistas em saúde da América do Norte, Europa, Ásia, África e Oriente Médio serão chamados a aconselhar "se os desenvolvimentos atuais sobre a propagação do vírus da poliomielite constituem uma emergência de saúde pública de abrangência internacional", segundo a OMS.

A poliomielite ressurgiu na Síria em 2013, pela primeira vez em 14 anos, gerando temores de uma proliferação internacional e levando a uma vasta campanha regional de vacinação de emergência.

O vírus invade o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível dentro de horas. A OMS tem alertado repetidamente que, enquanto uma criança permanecer infectada com poliomielite em qualquer lugar, todas as crianças estão em risco.

Não existe cura para a doença, mas ela pode ser prevenida por vacinação. A vacina contra a poliomielite, administrada várias vezes, pode proteger uma criança para a vida.

Entre janeiro e abril de 2014, no que é geralmente uma época de baixa transmissão da poliomielite, três novos casos do vírus cruzando fronteiras internacionais ocorreram -- do Paquistão ao Afeganistão, da Síria para o Iraque e de Camarões para a Guiné Equatorial, na África central.

A organização não deu detalhes sobre as medidas a serem adotadas, mas disse que vai atualizar suas recomendações ao final da reunião de Genebra.

Acompanhe tudo sobre:DoençasOMS (Organização Mundial da Saúde)ONUPoliomielite

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump