Mundo

OMS envia equipamento médico ao Congo por surto de ebola

"O Ministério da Saúde declarou um surto e nós estamos tratando dessa forma", disse o porta-voz da OMS Tarik Jasarevic em Genebra


	Mulher em hospital no Congo: país declarou no domingo surto de ebola na província de Equateur
 (Spencer Platt/Getty Images)

Mulher em hospital no Congo: país declarou no domingo surto de ebola na província de Equateur (Spencer Platt/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2014 às 15h37.

Genebra - A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta segunda-feira que enviou equipamento de prevenção a funcionários da área médica da República Democrática do Congo, onde autoridades confirmaram dois casos de ebola em uma área remota.

"O Ministério da Saúde declarou um surto e nós estamos tratando dessa forma", disse o porta-voz da OMS Tarik Jasarevic em Genebra, em resposta a um questionamento.

A atual epidemia de ebola, que já matou ao menos 1.427 pessoas, está concentrada na Libéria, Guiné e Serra Leoa, com alguns casos registrados também na Nigéria.

A República Democrática do Congo declarou no domingo um surto de ebola na província de Equateur, no norte, depois que dois de oito pacientes testados tiveram resultados positivos para o vírus, disse o ministro da Saúde, Felix Kabange Numbi.

Autoridades congolesas que foram à área remota encontraram 24 casos de febre hemorrágica de "origem desconhecida", incluindo 13 pessoas que morreram, disse Jasarevic.

Destes, dois tiverem resultados positivos para ebola, e outras amostras retiradas de pacientes com suspeita estão sendo analisadas, disse ele.

Gastroenterite hemorrágica, malária e shigelose também foram identificadas na área, acrescentou. Ao menos 70 pessoas morreram no norte da República Democrática do Congo devido a um surto de gastroenterite hemorrágica, disse a OMS na semana passada, negando que a doença fosse ebola.

O vírus do ebola, que foi descoberto no antigo Zaire em 1976, é endêmico na área. Este é o sétimo surto da doença do qual se tem conhecimento no país, de acordo com a OMS.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEbolaEpidemiasOMS (Organização Mundial da Saúde)Saúde

Mais de Mundo

Questionamentos na Justiça e suspense em tarifas são principais dúvidas no início do governo Trump

Cuba considera “muito danoso” efeito de voltar a lista de países que patrocinam terrorismo

Musk poderá comprar TikTok se ele quiser, diz Trump

Presidente do Panamá envia carta à ONU criticando comentários de Trump sobre Canal durante posse