Mundo

OMS diz que pandemia é uma "grande onda" e não é sazonal

A Organização Mundial da Saúde alertou que o novo coronavírus não se comporta como o da influenza que tende a seguir tendências sazonais

Europa: a expectativa é que os europeus viagem mais dentro da própria Europa após a vacina.  (Hannah-McKay/Reuters)

Europa: a expectativa é que os europeus viagem mais dentro da própria Europa após a vacina. (Hannah-McKay/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 28 de julho de 2020 às 10h13.

Última atualização em 28 de julho de 2020 às 13h36.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou nesta terça-feira, 28, que o novo coronavírus não tem características sazonais, como se comporta o vírus da influenza. De acordo com a organização, a pandemia é "uma grande onda". Apesar de também se espalhar de pessoa a pessoa, o vírus da gripe circula com maior frequência nas estações mais frias. A intensidade da circulação do influenza também pode mudar de ano para ano.

O coronavírus, no entanto, circula facilmente independentemente da época e estação do ano. Por não possuir um comportamento sazonal, Margaret Harris, porta-voz da OMS, chamou a atenção sobre os riscos de transmissão do novo vírus durante o verão do Hemisfério Norte, e não apenas no inverno.

"As pessoas ainda estão pensando nas estações do ano. O que todos precisamos entender é que este é um novo vírus e está se comportando de maneira diferente", disse Margaret, em uma coletiva virtual em Genebra, na Suíça.

Ela também alertou contra o pensamento em termos de ondas de vírus, dizendo: "será uma grande onda. Vai subir e descer um pouco." Margaret pediu ainda a aplicação de medidas para conter a transmissão do novo coronavírus, que está se espalhando em grandes aglomerações.

O mundo já contabiliza 16.523.029 infecções confirmadas e 654.860 mortes devido à covid-19, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins, dos EUA.

 

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusOMS (Organização Mundial da Saúde)

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada