Mundo

OMS declara a poliomielite emergência de saúde pública

A Organização Mundial da Saúde decretou emergência de saúde pública pelos casos de poliomielite, que se propagou em vários países

Mãe vacina seu filho contra poliomelite: países onde a doença foi detectada são Afeganistão, Guiné Equatorial, Etiópia, Iraque, Israel, Somália e Nigéria (Rahmatullah Alizadar/AFP/Reprodução)

Mãe vacina seu filho contra poliomelite: países onde a doença foi detectada são Afeganistão, Guiné Equatorial, Etiópia, Iraque, Israel, Somália e Nigéria (Rahmatullah Alizadar/AFP/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de maio de 2014 às 10h32.

Genebra - A Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou nesta segunda-feira emergência de saúde pública pelos casos de poliomielite, que se propagou em vários países.

A OMS realizou na semana passada uma reunião de emergência sobre a pólio, após o registro, desde janeiro, de casos em Afeganistão, Iraque e Guiné Equatorial.

"A decisão para considerar que estão reunidas as condições para um estado de emergência foi unânime", afirma a OMS em um comunicado.

"Se não for controlada, a situação poderá colocar em risco a erradicação global da uma das mais graves doenças que pode ser evitada através da vacinação", ressalta o comunicado.

A OMS estima que o maior risco de propagação da poliomielite está no Paquistão, Camarões e Síria, e convoca as autoridades locais a agir com campanhas de vacinação para aqueles que precisam viajar e manter este dispositivo por pelo menos seis meses após verificar que não houve novos casos da doença.

Os países onde a doença foi detectada, e que estão incluídos neste estado de emergência, são Afeganistão, Guiné Equatorial, Etiópia, Iraque, Israel, Somália e Nigéria.

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos. Ela pode causar paralisia em algumas horas e, em alguns casos, ser fatal.

O número de casos de pólio caiu mais de 99% desde 1988, passando de 350 mil a 406 casos notificados em 2013. Esta diminuição deve-se ao esforço global para erradicar a doença, segundo a OMS.

Em 2014, há apenas três países onde a doença é considerada endêmica, Afeganistão, Nigéria e Paquistão, enquanto este número era de mais de 125 em 1988.

"No entanto, a poliomielite continua a se espalhar internacionalmente a partir de países endêmicos e dos países reinfectados", indica a OMS.

Entre janeiro e abril, habitualmente período de baixa transmissão da pólio, três novos casos importados da doença foram detectados: na Ásia (do Paquistão para o Afeganistão), no Oriente Médio (da Síria para o Iraque), e na África Central (do Camarões para a Guiné Equatorial", explica a organização.

Acompanhe tudo sobre:DoençasOMS (Organização Mundial da Saúde)PoliomieliteSaúde

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump