Mundo

Pessoas de 20 a 40 anos estão impulsionando pandemia, alerta OMS

A disseminação da covi-19 está sendo cada vez mais fomentada por pessoas que não sabem que foram infectadas, disse a Organização da Saúde

Jovens turistas: "Isso aumenta o risco de transbordamento para os mais vulneráveis: os idosos, os doentes em cuidados de longa duração (Ciro De Luca/Reuters)

Jovens turistas: "Isso aumenta o risco de transbordamento para os mais vulneráveis: os idosos, os doentes em cuidados de longa duração (Ciro De Luca/Reuters)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 18 de agosto de 2020 às 09h30.

Última atualização em 18 de agosto de 2020 às 10h13.

A disseminação do coronavírus está sendo cada vez mais fomentada por pessoas com idades entre 20, 30 e 40 anos e muitas não sabem que foram infectadas, disse o diretor da região do Pacífico Ocidental da Organização Mundial de Saúde nesta terça-feira, 18.

"Isso aumenta o risco de transbordamento para os mais vulneráveis: os idosos, os doentes em cuidados de longa duração, as pessoas que vivem em áreas densamente povoadas e áreas carentes", disse Takeshi Kasai em uma entrevista coletiva virtual.

Ele fez referência à capacidade de o vírus se adaptar e migrar de hospedeiros. "Entramos em uma nova fase da pandemia na Ásia-Pacífico. O que estamos vendo não é simplesmente um ressurgimento", alertou.

Recentemente, diversos países asiáticos, como Tailândia e Viatnan, enfrentaram outros picos da covid-19, o que preocupa as autoridades de saúde.

"Evitar nacionalismo"

Na mesma coletiva, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu para que o "mundo aja de forma conjunta na luta contra o novo coronavírus".

Para ele, é preciso evitar o que chamou de "nacionalismo" de possíveis vacinas contra a covid-19.

O chefe da organização ressaltou, ainda, que é necessário fazer o "melhor tipo de planejamento" e que, para isso, os países devem agir como uma "orquestra", com cada músico fazendo sua parte.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusOMS (Organização Mundial da Saúde)

Mais de Mundo

Brasileiros crescem na política dos EUA e alcançam cargos como prefeito e deputado

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada