Mundo

Ômicron faz rainha mudar planos e passar o Natal em Windsor

A rainha celebrará as festas em Windsor, em vez de sua escolha habitual, em sua casa de campo de Sandringham, de acordo com uma fonte

Rainha Elizabeth II: mudança de planos para as festas de fim de ano por preocupação com a Ômicron (AFP/AFP)

Rainha Elizabeth II: mudança de planos para as festas de fim de ano por preocupação com a Ômicron (AFP/AFP)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 21 de dezembro de 2021 às 06h28.

Última atualização em 21 de dezembro de 2021 às 08h16.

A variante Ômicron fez Elizabeth II mudar seus planos para o Natal. A rainha celebrará as festas em Windsor, em vez de sua escolha habitual, em sua casa de campo de Sandringham, de acordo com uma fonte do Palácio de Buckginham. A decisão é uma precaução para evitar a nova cepa, que vem se espalhando rapidamente pelo Reino Unido.

"Foi uma decisão pessoal tomada depois de uma consideração cuidadosa, e reflete uma abordagem de precaução", afirmou a fonte. "Haverá visita de parentes a Windsor durante o período de Natal e todas as diretrizes apropriadas serão seguidas."

A rainha tem 95 anos, e vinha com a saúde debilitada nos últimos meses. Um tradicional almoço de fim de ano que Elizabeth oferece para a família real já havia sido cancelado na semana passada.

As infecções por coronavírus estão aumentando no Reino Unido - até 60% em uma semana - enquanto a Ômicron substituiu a Delta como a variante dominante. O primeiro-ministro Boris Johnson disse que novas restrições podem ter de ser introduzidas para diminuir sua disseminação. Seu ministro da Saúde se recusou a afastar a imposição de novas medidas antes do Natal.

Por anos, membros da extensa família real do Reino Unido passaram as férias em Sandringham, onde multidões se reuniam para vê-los frequentar a igreja local no dia de Natal.

A rainha cortou viagens e trabalho desde que passou uma noite no hospital em outubro e recebeu ordens de seus médicos para descansar. Desde então, ela assumiu tarefas leves, incluindo audiências virtuais com diplomatas e conversas com o primeiro-ministro.

Este é o primeiro Natal da rainha desde a morte de seu marido por 73 anos, o príncipe Philip, em abril, aos 99 anos. O casal real passou seu último Natal juntos em Windsor no ano passado.

(Com agências internacionais)

Assine a EXAME por menos de R$ 0,37/dia e tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo sobre economia e negócios.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusRainha Elizabeth IIReino Unido

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA