Mundo

OMC: tensões geopolíticas começam a provocar fragmentação, mas comércio global segue resiliente

A instituição multilateral avalia que resiliência dos fluxos comerciais minimiza os temores sobre "desglobalização", o fenômeno que descreve uma redução significativa da integração entre os países

O cenário foi amplificado pelo aumento das divergências internacionais, simbolizadas pela contraposição entre Estados Unidos e China (Denis Balibouse/Reuters)

O cenário foi amplificado pelo aumento das divergências internacionais, simbolizadas pela contraposição entre Estados Unidos e China (Denis Balibouse/Reuters)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 12 de setembro de 2023 às 09h32.

A Organização Mundial do Comércio (OMC) vê sinais iniciais de que tensões geopolíticas começam a provocar uma fragmentação da economia global, segundo relatório anual divulgado nesta terça-feira, 12.

Ainda assim, a instituição multilateral avalia que resiliência dos fluxos comerciais minimiza os temores sobre "desglobalização", o fenômeno que descreve uma redução significativa da integração entre os países.

O documento lembra que os crescentes questionamentos sobre os benefícios da globalização refletem uma sequência de choques macroeconômicos nos últimos anos - da crise financeira de 2008 à pandemia de covid-19.

Falta de diplomacia

O cenário foi amplificado pelo aumento das divergências internacionais, simbolizadas pela contraposição entre Estados Unidos e China. Dados da OMC indicam que os fluxos comerciais de bens entre diferentes blocos geopolíticos crescem em ritmo de 4% a 6% mais lento que o comércio interno entre os integrantes desses grupos.

A Organização também chama atenção para a maior concentração do comércio no planeta. A estimativa é de que o número de produtos exportados por uma média de apenas quatro países avançou de 14% em 2000 para 20% em 2021, como proporção de todas as mercadorias comercializadas.

Apesar disso, o comércio internacional segue como uma "fonte de resiliência" para a atividade econômica do planeta, afirma a OMC. Em particular, a contínua revolução digital ajuda a promover a integração econômica ao facilitar o comércio de bens e, principalmente, de serviços, ainda de acordo com o relatório.

Acompanhe tudo sobre:OMC – Organização Mundial do ComércioEstados Unidos (EUA)ChinaComércio exterior

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido