Mundo

Olimpíadas e mau tempo ajudaram queda de turismo em Londres

Os dados foram divulgados nesta terça-feira em um relatório da associação turística britânica ALVA, que reúne cerca de 2 mil museus


	Tower Bridge, em Londres: Londres, com oito milhões de habitantes, é a cidade mais turística do mundo e habitualmente recebe por ano 14 milhões de visitantes
 (Richard Heathcote/Getty Images)

Tower Bridge, em Londres: Londres, com oito milhões de habitantes, é a cidade mais turística do mundo e habitualmente recebe por ano 14 milhões de visitantes (Richard Heathcote/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2012 às 17h06.

Londres - Os Jogos Olímpicos e o verão mais úmido do último século provocaram queda nas visitas aos principais pontos turísticos de Londres entre maio e agosto, alguns até com queda de 61%.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira em um relatório da associação turística britânica ALVA, que reúne cerca de 2 mil museus, galerias, palácios, jardins e catedrais do Reino Unido.

Os dados mostram que os Jogos e as frequentes chuvas prejudicaram o fluxo de visitantes na capital britânica, que caiu, sobretudo nos recintos ao ar livre e jardins, como Kew Gardens ou o zoológico. Ambos tiveram decréscimo de 21,3% turistas.

Depois dos pontos turísticos ao ar livre, os mais afetados foram a Torre de Londres, o Palácio de Kensington, o Parlamento, a Catedral de Saint Paul e a Abadia de Westminster, que registraram decréscimo de vistas de 20,3%.

Nos museus e galerias de arte da capital britânica apresentaram redução de público de 13,1% entre maio e agosto.

O executivo-chefe da ALVA, Bernard Donoghue, afirmou que durante os Jogos Olímpicos, de 27 de julho a 12 de agosto, Londres chegou a se transformar em uma "cidade fantasma", já que os turistas evitaram a cidade e muitos londrinos também a deixaram.

O restante do Reino Unido também não escapou do impacto. Os museus e galerias foram os mais afetados tanto na Inglaterra como na Escócia com 8,6 e 16,3% de decréscimo respectivamente, enquanto locais emblemáticos e as catedrais receberam na Inglaterra 6,4% menos público e até 10% menos na Escócia.

Donoghue conclui no relatório que, para a capital britânica o período olímpico foi umas das "piores épocas comerciais" já ocorridas e afirma que para o setor foi o equivalente a uma campanha do Natal perdida e impossível de ser recuperada.

Londres, com oito milhões de habitantes, é a cidade mais turística do mundo e habitualmente recebe por ano 14 milhões de visitantes. 

Acompanhe tudo sobre:EsportesEuropaLondresMetrópoles globaisOlimpíada de Londres 2012OlimpíadasReino UnidoTurismo

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia