Mundo

8 empresas brasileiras integram índice DJ de Sustentabilidade

O DJSI foi lançado em 1999 como primeiro índice global de ações composto por companhias consideradas social e ambientalmente responsáveis

As empresas permaneceram na lista que contempla apenas 342 entidades em todo o mundo (Divulgação)

As empresas permaneceram na lista que contempla apenas 342 entidades em todo o mundo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2011 às 21h35.

Brasília - Oito companhias brasileiras integram o índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) este ano: Bradesco, Cemig, Embraer, Fibria Celulose, Itaú Unibanco, Itaúsa, Petrobras e Redecard. A nova composição do índice, no qual estarão representadas 342 companhias do mundo todo, entrará em vigor na abertura dos mercados acionários no próximo dia 19.

O DJSI foi lançado em 1999 como primeiro índice global de ações composto por companhias consideradas social e ambientalmente responsáveis, com o objetivo de orientar a alocação de recursos pelos gestores globais. Sua metodologia é elaborada pela companhia de gestão de ativos Sam, com sede em Zurique, para o grupo de índices Dow Jones. Estima-se que 8 bilhões de dólares em ativos sob administração estejam atualmente atrelados ao DJSI.

Segundo comunicado do grupo Sam divulgado na quinta-feira, 41 companhias serão adicionadas e 23 serão retiradas do índice este ano. As maiores, por capitalização de mercados com base no free float, que deixarão o DJSI são Coca-Cola, Hewlett-Packard, ambas dos EUA, e a canadense EnCana Corp, do setor de petróleo e gás.

As maiores adições são representadas pela norte-americana Medtronic, do setor de cuidados com saúde, pela Schneider Electric SA e pelo banco Société Générale, os dois da França. A Itaúsa se manteve como líderes do supersetor de serviços financeiros, um dos 19 supersegmentos globais selecionados pelo Sam na composição do indicador. Entre outros líderes de supersetores aparecem BMW (veículos e autopeças), Xstrata (matérias-primas), Swiss Re (seguros) e Repsol YPF (petróleo e gás).

Acompanhe tudo sobre:BancosBMWBradescoCapitalização da PetrobrasCemigEmbraerEmpresasEmpresas abertasEmpresas alemãsEmpresas brasileirasEmpresas espanholasEmpresas estataisEmpresas francesasempresas-de-tecnologiaEnergia elétricaEstatais brasileirasFibriaGás e combustíveisIndústria do petróleoItaúItaúsaMadeiraPapel e CelulosePetrobrasPetróleoRede SustentabilidadeRepsol YPFSchneider ElectricServiçosservicos-financeirosSetor de transporteSustentabilidade

Mais de Mundo

Fortuna de Trump dobra em um ano e chega a US$ 5,1 bilhões

Trump diz que acordo para venda do TikTok nos EUA será fechado antes de sábado

Marine Le Pen fica inelegível na França após condenação por desvios de recursos públicos

China descobre importante campo petrolífero em zona marítima de intensa disputa internacional