Mundo

Oitenta anos do primeiro voo sobre o monte Everest

O neto do piloto escocês que fez o primeiro voo sobre o monte comemorou o 80º aniversário da façanha sobrevoando a montanha


	Charles Douglas-Hamilton antes de embarcar em direção ao Monte Everest: "foi majestoso, espetacular. Fico feliz de ter feito o voo histórico de meu avô", disse 
 (Prakash Mathema/AFP)

Charles Douglas-Hamilton antes de embarcar em direção ao Monte Everest: "foi majestoso, espetacular. Fico feliz de ter feito o voo histórico de meu avô", disse  (Prakash Mathema/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2013 às 08h43.

Katmandu - O neto do piloto escocês que fez o primeiro voo sobre o monte Everest, no Nepal, comemorou o 80º aniversário da façanha sobrevoando a maior montanha do mundo.

Em 1933, o coronel escocês Douglas Douglas-Hamilton e dois colegas decolaram em dois bimotores do estado indiano de Bihar para coletar informações que ajudassem os alpinistas a enfrentar o monte, de 8.848 metros de altura.

"Foi majestoso, espetacular. Fico feliz de ter feito o voo histórico de meu avô", disse Charles Douglas-Hamilton, de 33 anos, após a viagem de mais de uma hora sobre o Everest na quarta-feira.

"Foi assombroso ver a montanha e apreciar os riscos assumidos pelos pilotos para fazer com que a ciência e a aviação avancem", completou Douglas-Hamilton.

"O objetivo do (primeiro) voo era cartografar o monte Everest para torná-lo mais acessível e, 20 anos depois, Edmund Hillary e Tenzing Norgay utilizaram estas imagens durante sua histórica escalada", recordou em um comunicado a Yeti Airlines, uma companhia privada especializada em sobrevoar o Everest.

Os dois alpinistas foram os primeiros a alcançar o topo do mundo em 1953.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAviõesHistóriaNepalTransportesVeículos

Mais de Mundo

Exército de Israel inicia invasão por terra contra Hezbollah no sul do Líbano

Três brasileiros são presos sob suspeita de assassinato de francês em Bruxelas

Tentativa de assassinato de Donald Trump: acusado nega crimes

Le Pen e seu partido vão a julgamento na França sob acusação de desvio fundos da União Europeia