Charles Douglas-Hamilton antes de embarcar em direção ao Monte Everest: "foi majestoso, espetacular. Fico feliz de ter feito o voo histórico de meu avô", disse (Prakash Mathema/AFP)
Da Redação
Publicado em 4 de abril de 2013 às 08h43.
Katmandu - O neto do piloto escocês que fez o primeiro voo sobre o monte Everest, no Nepal, comemorou o 80º aniversário da façanha sobrevoando a maior montanha do mundo.
Em 1933, o coronel escocês Douglas Douglas-Hamilton e dois colegas decolaram em dois bimotores do estado indiano de Bihar para coletar informações que ajudassem os alpinistas a enfrentar o monte, de 8.848 metros de altura.
"Foi majestoso, espetacular. Fico feliz de ter feito o voo histórico de meu avô", disse Charles Douglas-Hamilton, de 33 anos, após a viagem de mais de uma hora sobre o Everest na quarta-feira.
"Foi assombroso ver a montanha e apreciar os riscos assumidos pelos pilotos para fazer com que a ciência e a aviação avancem", completou Douglas-Hamilton.
"O objetivo do (primeiro) voo era cartografar o monte Everest para torná-lo mais acessível e, 20 anos depois, Edmund Hillary e Tenzing Norgay utilizaram estas imagens durante sua histórica escalada", recordou em um comunicado a Yeti Airlines, uma companhia privada especializada em sobrevoar o Everest.
Os dois alpinistas foram os primeiros a alcançar o topo do mundo em 1953.