Mundo

Oitenta anos do primeiro voo sobre o monte Everest

O neto do piloto escocês que fez o primeiro voo sobre o monte comemorou o 80º aniversário da façanha sobrevoando a montanha


	Charles Douglas-Hamilton antes de embarcar em direção ao Monte Everest: "foi majestoso, espetacular. Fico feliz de ter feito o voo histórico de meu avô", disse 
 (Prakash Mathema/AFP)

Charles Douglas-Hamilton antes de embarcar em direção ao Monte Everest: "foi majestoso, espetacular. Fico feliz de ter feito o voo histórico de meu avô", disse  (Prakash Mathema/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2013 às 08h43.

Katmandu - O neto do piloto escocês que fez o primeiro voo sobre o monte Everest, no Nepal, comemorou o 80º aniversário da façanha sobrevoando a maior montanha do mundo.

Em 1933, o coronel escocês Douglas Douglas-Hamilton e dois colegas decolaram em dois bimotores do estado indiano de Bihar para coletar informações que ajudassem os alpinistas a enfrentar o monte, de 8.848 metros de altura.

"Foi majestoso, espetacular. Fico feliz de ter feito o voo histórico de meu avô", disse Charles Douglas-Hamilton, de 33 anos, após a viagem de mais de uma hora sobre o Everest na quarta-feira.

"Foi assombroso ver a montanha e apreciar os riscos assumidos pelos pilotos para fazer com que a ciência e a aviação avancem", completou Douglas-Hamilton.

"O objetivo do (primeiro) voo era cartografar o monte Everest para torná-lo mais acessível e, 20 anos depois, Edmund Hillary e Tenzing Norgay utilizaram estas imagens durante sua histórica escalada", recordou em um comunicado a Yeti Airlines, uma companhia privada especializada em sobrevoar o Everest.

Os dois alpinistas foram os primeiros a alcançar o topo do mundo em 1953.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaVeículosTransportesHistóriaNepalAviões

Mais de Mundo

Trump anuncia que vai classificar Antifa como organização terrorista

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA