Mundo

OIM encontra 29 corpos de imigrantes em praia do Iêmen

Desde janeiro de 2017 até agora, a OIM estima que cerca de 55.000 imigrantes saíram do Chifre da África para ir ao Iêmen

Soldado em praia do Iêmen: a OIM calculou que a idade média dos imigrantes resgatados é de 16 anos (Fawaz Salman/Reuters)

Soldado em praia do Iêmen: a OIM calculou que a idade média dos imigrantes resgatados é de 16 anos (Fawaz Salman/Reuters)

E

EFE

Publicado em 9 de agosto de 2017 às 17h38.

Sana - A Organização Internacional de Migração (OIM) informou nesta quarta-feira que encontrou 29 corpos de imigrantes enterrados em uma praia de Shabua, no sul do Iêmen, depois que um traficante obrigou 120 pessoas a lançar-se ao mar de uma embarcação perto da costa iemenita.

Segundo a OIM, os imigrantes mortos, que tinham como destino final o Iêmen e os países do Golfo, foram enterrados rapidamente por aqueles que sobreviveram em "covas pouco profundas".

Alguns dos sobreviventes, que vinham do leste do continente africano, puderam abandonar a praia, enquanto que pelo menos 22 seguem desaparecidos, detalhou uma nota da entidade.

Além disso, a OIM calculou que a idade média dos imigrantes resgatados é de 16 anos.

O pessoal médico da OIM também prestou atendimento urgente aos 27 imigrantes que sobreviveram, entre eles mulheres e homens, que permaneceram na praia.

"Os sobreviventes disseram a nosso pessoal na praia que o traficante os empurrou ao mar quando viu as autoridades perto da costa", explicou Laurent de Boeck, chefe de missão da OIM no Iêmen.

"Eles também nos disseram que o traficante retornou à Somália para continuar com seu negócio e recolher mais migrantes para levá-los ao Iêmen pela mesma rota", acrescentou.

Desde janeiro de 2017 até agora, a OIM estima que cerca de 55.000 imigrantes saíram do Chifre da África para ir ao Iêmen, a maioria com o objetivo de "encontrar" melhores oportunidades nos países do Golfo.

Mais de 30.000 dessas pessoas são menores de 18 anos procedentes da Somália e da Etiópia, segundo a OIM, que calcula que um terço são mulheres.

Acompanhe tudo sobre:ImigraçãoMortesIêmen

Mais de Mundo

Escalada da violência na Colômbia: 34 militares são feitos reféns em área dominada pelo narcotráfico

Polônia com seca histórica? Maior rio do país registra nível preocupante

Trump promete pena de morte para assassinos em Washington

Ponte em Guizhou será a mais alta do mundo, com 625 metros de altura