Mundo

OIE anuncia erradicação da peste bovina no mundo

Esta é a primeira vez que uma doença animal é eliminada pelo homem

A erradicação é atribuída à cooperação entre as organizações internacionais e os serviços veterinários (Wikimedia Commons)

A erradicação é atribuída à cooperação entre as organizações internacionais e os serviços veterinários (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2011 às 10h44.

Paris - A Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) anunciou nesta quarta-feira a erradicação da peste bovina no mundo, o que representa a primeira vez em que uma doença animal foi eliminada pelo homem.

Em seu 79º Congresso anual em Paris, delegados dos países-membros da organização declararam oficialmente "livres da peste bovina" 198 Estados e territórios com animais suscetíveis a contrair essa doença, informou a OIE em comunicado.

O diretor-geral da instituição, Bernard Vallat, qualificou como "evento histórico" a erradicação daquela que é "uma das doenças mais mortais" do gado bovino.

"A criação de gado se tornou mais segura, assim como a subsistência de milhões de criadores de gado. São lições muito importantes que devem ser lembradas na luta contra outras doenças animais", acrescentou.

Vallat atribuiu a erradicação da peste bovina à cooperação entre as organizações internacionais e os serviços veterinários e lembrou que o principal problema para alcançá-la era a "escassez de recursos" para enfrentar o mal "em vários dos países afetados".

Embora o vírus da peste bovina já não circule entre os animais vivos, continua armazenado em alguns laboratórios para a produção de vacinas em caso de reaparecimento da doença de forma acidental ou devido a um ato proposital, especificou a organização.

A peste bovina, também conhecida como "praga do gado", é uma doença viral contagiosa que afeta diversos animais com casco de duas unhas, tanto selvagens como domésticos, e com uma taxa de mortalidade que chega a 100% em alguns rebanhos infectados.

A doença, conhecida antes da era romana, desencadeou em 1920 a cooperação internacional após um surto na Bélgica, e seu combate foi um dos fatores que conduziram à criação da OIE quatro anos mais tarde.

O obstáculo para sua erradicação não se encontrava tanto na ausência de conhecimento para combatê-la, mas no investimento e coordenação necessários para executá-la em todos os países, segundo indicaram especialistas.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioAgropecuáriaAnimaisSaúde

Mais de Mundo

Donald Trump anuncia Elon Musk para departamento de eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump