Mundo

Ohio vota consciente de que pode ter a última palavra

Nenhum republicano chegou à Presidência sem ganhar neste estado e nenhum democrata o fez desde 1964


	Um homem vota usando urna eletrônica em uma escola primária em Bowling Green, Ohio: estima-se que no estado mais de 1,6 milhão de pessoas votaram com antecedência 
 (JD Pooley/Getty Images)

Um homem vota usando urna eletrônica em uma escola primária em Bowling Green, Ohio: estima-se que no estado mais de 1,6 milhão de pessoas votaram com antecedência  (JD Pooley/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2012 às 21h27.

Columbus - Sem pressa mas sem parar, os cidadãos de Columbus, capital do estado de Ohio, foram aos colégios eleitorais desde as seis e meia da manhã desta terça-feira para exercer seu direito de voto, conscientes de que sua palavra pode ser a última.

No Thompson Recreation Center, um bairro residencial do centro da cidade, há mais de 30 máquinas para votar, diante das quais fazem fila pessoas de todas as raças.

Nenhum republicano chegou à Presidência sem ganhar neste estado e nenhum democrata o fez desde 1964. Os números falam.

'Seria maravilhoso fazer a diferença, mas veremos o que acontece', disse à Agência Efe Brandon Swayer, morador deste bairro de Columbus que não quis revelar em quem votou.

'Votar em Ohio é a coisa mais importante que você pode fazer, porque é um estado indeciso. Muita gente diz que seu voto não conta, mas sim, conta', insiste Britney Snall, que tinha esquecido de votar para o Senado, e deu a volta para fazê-lo.

Britney, estudante universitária, diz ter votado no presidente Barack Obama, que aspira a um segundo mandato, por seu trabalho pelos direitos das mulheres e por todo o esforço destes quatro anos para recuperar o país.


Ela está convencida de que voltará a ganhar esta noite e que, como há quatro anos, os jovens o apoiarão para que fique na Casa Branca.

'Quase todas as pessoas jovens que conheço votaram ou vão votar nele', explica Britney, que não fez uso do voto antecipado.

Estima-se que em Ohio mais de 1,6 milhão de pessoas votaram com antecedência antes desta terça-feira.

Britney verá os resultados desta noite com seus amigos em uma 'festa eleitoral', como também Jordan Bowie, que também votou para que o democrata continue quatro anos mais.

'Somos um estado-chave e o resultado pode ser para qualquer lado, portanto a demanda do voto jovem é muito elevada. (...) Acho que Ohio é a chave', explicou a também estudante universitária.

Enquanto alguns vão votar, com um tráfego ininterrupto pelos corredores deste centro recreativo, outros fazem uso das instalações e se esquecem das urnas.

'As pessoas estão votando, verdade?, pergunta um jovem afro-americano ao chegar ao prédio. 'Eu não voto, venho jogar basquete', responde à Efe.

Obama e seu rival republicano, Mitt Romney, apostaram forte neste estado ao longo de sua campanha, indo ambos na segunda-feira a Columbus, cidade escolhida de Ohio para o sprint final de campanha.

Ambos fizeram aparições de efeito. Romney com uma entrada triunfal em seu avião dentro de um hangar cheio de seguidores e Obama lado a lado com Bruce Springsteen e Jay-Z.

O republicano visitou este território do meio oeste 43 vezes desde que se tornou candidato, a última esta mesma manhã em Cleveland, e Obama 30 vezes.

Ohio, de forte malha industrial e sacudido pela crise econômica e pela delicada situação que afetou a General Motors (GM), pode ter nesta terça-feira a última palavra, segundo todas as previsões.

Seus 18 votos no colégio eleitoral podem ser os que vão decidir o nome do próximo presidente dos EUA

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasMitt RomneyPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso