Mundo

Oferta de gás cresce 10% no semestre, diz Petrobras

A estatal também registrou no dia 30 de junho recorde histórico com a vazão de 46,2 milhões de metros cúbicos por dia

A descoberta foi comprovada por meio de amostras de petróleo de boa qualidade (Germano Lüders/EXAME)

A descoberta foi comprovada por meio de amostras de petróleo de boa qualidade (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2012 às 18h18.

São Paulo- A Petrobras registrou recorde mensal de oferta de gás ao mercado nacional em junho, com a entrega de 44,1 milhões de metros cúbicos por dia do produto ao mercado, informou nesta terça-feira a petroleira.

Com o resultado, o primeiro semestre deste ano registrou uma média de 40,9 milhões de metros cúbicos por dia, volume 10 por cento maior que a média verificada em 2011.

A estatal também registrou no dia 30 de junho recorde histórico com a vazão de 46,2 milhões de metros cúbicos/dia.

O crescimento da oferta de gás no país reflete aumento no fornecimento para térmicas na região Norte, combinado ao maior volume de gás natural produzido pela Petrobras, que passou a investir nos últimos anos mais em infraestrutura e expansão da malha após a Bolívia, exportadora do insumo para o Brasil, nacionalizar suas reservas de gás.


"O expressivo crescimento da oferta de gás nacional observado nos últimos anos é fruto de uma série de investimentos realizados no desenvolvimento de projetos de produção de gás natural, consubstanciados no Plangás (Plano de Antecipação da Produção de Gás)", explicou a empresa em nota à imprensa.

No âmbito do Plangás, lançado após o receio de um desabastecimento de gás, vários novos campos começaram a produzir desde 2008, "com destaque para os campos de gás não associado de Canapu e Camarupim, no Espírito Santo, e de Mexilhão, Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos", assinala a Petrobras.

O aumento na produção também é viabilizado pela entrada em operação de reservatórios do pré-sal, com grandes volumes de petróleo e gás associado.

A Petrobras também destaca o início das operações da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba e do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, no Estado de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEstatais brasileirasEmpresas estataisPetrobrasCapitalização da PetrobrasPetróleoIndústria do petróleoCombustíveisGás

Mais de Mundo

Venezuela acusa EUA de usar IA em vídeo sobre ataque a navio no Caribe

Em podcast, Trump acusa Brasil, China e Índia de tarifas desleais

Milei acusa jornalistas de espionagem ilegal após divulgação de áudios da irmã

Juiz federal dos EUA decide que envio de tropas para Los Angeles violou lei federal