Mundo

OEA enviará 500 observadores para eleições no Paraguai

O trabalho dessa missão começará dia 9 de dezembro deste ano e seguirá até 21 de abril de 2013, quando ocorre o pleito


	O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo: a Justiça Eleitoral do país não definiu se Lugo pode concorrer ao cargo de presidente
 (Norberto Duarte/AFP)

O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo: a Justiça Eleitoral do país não definiu se Lugo pode concorrer ao cargo de presidente (Norberto Duarte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2012 às 09h13.

Brasília – A Organização dos Estados Americanos (OEA) enviará na próxima semana uma missão com 500 observadores para acompanhar o processo eleitoral no Paraguai até 21 de abril de 2013. O trabalho dos observadores começará dia 9 de dezembro deste ano. O presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Alberto Ramirez Zambonini, disse ter conversado com o representante paraguaio na organização que confirmou a informação.

A expectativa dos paraguaios é que com as eleições acabem as punições ao país. Desde a destituição do ex-presidente Fernando Lugo do poder, em junho, o Paraguai foi suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A OEA discute na sexta-feira (24) o que fará em relação ao Paraguai.

A Justiça Eleitoral do Paraguai não definiu se Lugo pode concorrer ao cargo de presidente da República, em abril de 2013. O ex-presidente indicou que pretende disputar uma vaga ao Senado e liderar a oposição.

Zambonini disse que a missão de observadores da OEA fará um “monitoramento” do processo eleitoral. O Executivo, o Judiciário e o Legislativo do Paraguai apoiaram a participação dos observadores. A previsão é que 3,4 milhões de eleitores votem em abril de 2013, quando serão escolhidos o presidente, o vice-presidente, governadores, senadores e deputados federais.

De acordo com o presidente da Justiça Eleitoral, mais de 100 mil jovens votarão pela primeira vez e pelo menos 20 mil paraguaios que vivem no exterior participarão das eleições. Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesFernando LugoOEAParaguaiPolíticos

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês