Mundo

OEA enviará 500 observadores para eleições no Paraguai

O trabalho dessa missão começará dia 9 de dezembro deste ano e seguirá até 21 de abril de 2013, quando ocorre o pleito


	O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo: a Justiça Eleitoral do país não definiu se Lugo pode concorrer ao cargo de presidente
 (Norberto Duarte/AFP)

O ex-presidente do Paraguai Fernando Lugo: a Justiça Eleitoral do país não definiu se Lugo pode concorrer ao cargo de presidente (Norberto Duarte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2012 às 09h13.

Brasília – A Organização dos Estados Americanos (OEA) enviará na próxima semana uma missão com 500 observadores para acompanhar o processo eleitoral no Paraguai até 21 de abril de 2013. O trabalho dos observadores começará dia 9 de dezembro deste ano. O presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Alberto Ramirez Zambonini, disse ter conversado com o representante paraguaio na organização que confirmou a informação.

A expectativa dos paraguaios é que com as eleições acabem as punições ao país. Desde a destituição do ex-presidente Fernando Lugo do poder, em junho, o Paraguai foi suspenso do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul). A OEA discute na sexta-feira (24) o que fará em relação ao Paraguai.

A Justiça Eleitoral do Paraguai não definiu se Lugo pode concorrer ao cargo de presidente da República, em abril de 2013. O ex-presidente indicou que pretende disputar uma vaga ao Senado e liderar a oposição.

Zambonini disse que a missão de observadores da OEA fará um “monitoramento” do processo eleitoral. O Executivo, o Judiciário e o Legislativo do Paraguai apoiaram a participação dos observadores. A previsão é que 3,4 milhões de eleitores votem em abril de 2013, quando serão escolhidos o presidente, o vice-presidente, governadores, senadores e deputados federais.

De acordo com o presidente da Justiça Eleitoral, mais de 100 mil jovens votarão pela primeira vez e pelo menos 20 mil paraguaios que vivem no exterior participarão das eleições. Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosAmérica LatinaEleiçõesParaguaiFernando LugoOEA

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher