Mundo

Ocidente age como "império" com seus "vassalos", diz Putin

Em referência à Ucrânia, Putin denunciou uma "operação de punição" iniciada, segundo ele, por Kiev contra os separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia

Putin: "nossos sócios (ocidentais) não pararam. Decidiram que são vencedores, que agora são um império e que os outros são vassalos e que devem ser encurralados" (Kirill Kudryavtsev/AFP)

Putin: "nossos sócios (ocidentais) não pararam. Decidiram que são vencedores, que agora são um império e que os outros são vassalos e que devem ser encurralados" (Kirill Kudryavtsev/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de dezembro de 2014 às 08h57.

Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, acusou nesta quinta-feira o Ocidente de comportar-se como um "império" e de tratar os outros países como seus "vassalos".

"Nossos sócios (ocidentais) não pararam. Decidiram que são vencedores, que agora são um império e que os outros são vassalos e que devem ser encurralados", disse Putin em sua entrevista coletiva anual, em referência às tensões com o Ocidente provocadas pelo conflito na Ucrânia.

A respeito da guerra, Putin denunciou uma "operação de punição" iniciada, segundo ele, por Kiev contra os separatistas pró-Rússia do leste da Ucrânia.

"Depois do golpe de Estado em Kiev através da força armada, as novas autoridades ucranianas não quiseram dialogar com o leste pró-Rússia e enviaram a polícia, o exército quando isto não foi suficiente e agora instauraram um bloqueio econômico", completou.

O leste da Ucrânia é cenário de um conflito entre as forças de Kiev - apoiadas pelos ocidentais - e os separatistas pró-Rússia, que provocou mais de 4.600 mortes desde abril.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosÁsiaEuropaRússiaUcrâniaVladimir Putin

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk